Câmara Municipal de Marialva

Projeto de Lei Ordinária (L) 13/2022
de 09/06/2022
Situação
Sancionado / Promulgado (Lei nº 2523/2022)
Trâmite
09/06/2022
Regime
Urgente
Assunto
Denominações
Autor
Vereador
Paulo Cesar da Silva.
Ementa

Súmula: Dá nova denominação as Ruas Projetadas “C” e “D”, do Jardim Império do Sol, localizado no Lote de Terras nº 309-2/A da Gleba Ribeirão Sarandí, deste Município e Comarca.

Texto

Art. 1º. Fica denominada de Rua Kiyo Wakita a atual Rua Projetada “C” e de Rua Toshikatsu Wakita a atual Rua “D”, ambas do Jardim Império do Sol localizado no Lote de Terras nº 309-2/A, da Gleba do Ribeirão Sarandí, deste Município e Comarca.

Art. 2º. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Edifício Dr. Jerson Caponi de Melo, Sala das Sessões da Câmara Municipal de Marialva, Estado do Paraná, em 31 de maio de 2022.

Vereador autor: Paulo Cesar da Silva.

Aprovado por unanimidade em 1ª, 2ª e 3ª discussões e votações, inclusive o regime de urgência e a dispensa do interstício, em 06 de junho de 2022.

Edifício Dr. Jerson Caponi de Melo, Sala das Sessões da Câmara Municipal de Marialva, Estado do Paraná, em 07 de junho de 2022.

Paulo Cesar da Silva

Presidente

Complemento

JUSTIFICATIVA

Toshikatsu Wakita, natural do Japão onde nasceu no dia 2 de julho de 1.904, filho de Kyoichiro Wakita e de Yasuko Wakita, era portador do CPF nº 108.352.109.87, Kiyo Wakita, natural do Japão onde nasceu no dia 30 de maio de 1.911, filha de Hide Tomari e Masaku Tomari, desembarcaram  do Navio Brasil Maru no Porto de Santos-SP, juntamente com seus filhos Kunikazu, Masaaki, Norihiko e Okifumi no ano de 1.954 e foram morar na cidade de Registro-SP., onde residiram até o ano de 1.960 quando mudaram-se para Marialva e foram residir no Lote de terras nº 309-2/A da Gleba Ribeirão Sarandi, local onde hoje estão sendo merecidamente homenageados.

Se hoje Marialva é conhecida com a Capital da Uva Fina, deve muito ao Sr. Toshikatsu Wakita e a Sra. Kiyo, que juntamente com seus filhos foram os pioneiros na viticultura e sua crença na nova produção era tanta que erradicou o cafezal de sua propriedade para dar lugar ao cultivo da uva mesmo tendo encontrado muita dificuldade para conseguir as mudas e iniciar o plantio, visto que na região apenas o produtor Hoshiya de Maringá plantava uva e resistia em ceder ramas por medo da concorrência. Mas o Sr. Toshikatsu foi insistente e persistente e propôs trabalhar de graça na propriedade do Sr. Hoshiya para conseguir as ramas, o que foi aceito pelo Sr. Hoshiya e assim foi inicio da viticultura em nossa cidade.

O Sr. Toshikatsu é Cidadão Benemérito de Marialva, tendo recebido seu título através do Decreto Legislativo nº 12/98 e juntamente com sua esposa a Sra. Kiyo Wakita foram pioneiros que muito contribuíram para o desenvolvimento do nosso município, sendo plenamente merecedores da homenagem ora proposta. A Sra. Kiyo Wakita faleceu no dia 1º de fevereiro de 1.998 e o Sr. Toshikatsu faleceu no dia 12 de fevereiro de 1.999.

Paulo Cesar da Silva

Vereador autor

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.

Política de privacidade