Câmara Municipal de Marialva

Moção nº 3/2023
de 13/02/2023
Reunião
13/02/2023
Deliberação
13/02/2023
Situação
Proposição Aprovada
Assunto
Moção de apoio, manifestação de protesto...
Autor
Vereador
Marcos Fontes.
Texto

O vereador que abaixo subscreve, com assento nesta Casa de Leis e no uso de seus preceitos regimentais, vem à presença de Vossa Excelência propor para que, após enviada às comissões competentes, seja incluída na Ordem do Dia Moção de congratulação e aplausos ao 2º Sargento Rywerson Borges Monteiro pelo seu protagonismo em favor da educação ambiental por meio de sua atuação na 3ª Companhia Ambiental Força Verde.

A sua contribuição é expressa em atividades continuadas como recepção da comunidade em geral na sede da 3ª Cia em Maringá ministrando conteúdos sobre educação ambiental a crianças e adultos; montagem de estandes em feiras agropecuárias e também em colégios com exposição de animais taxidermizados da fauna silvestre e equipamentos; realização de palestras sobre as questões ambientais; e outras ações desenvolvidas em empresas e escolas públicas e particulares, como por exemplo a palestra ofertada aos estudantes marialvenses da Escola Municipal Professor Gumercindo Lopes, localizada no distrito de Santa Fé do Pirapó.

Além destas ações, o 2º Sargento Rywerson Borges Monteiro é coordenador do projeto de educação ambiental e disciplinar Força Verde Mirim, que tem como objetivos a conscientização sobre importância da preservação do meio ambiente, com a finalidade de melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos; a redução dos índices de passíveis ambientais e do cometimento de crimes e infrações ambientais; o incentivo aos alunos do projeto a atuarem como multiplicadores de conhecimento junto às suas comunidades, desenvolvendo atividades de conscientização da população; e a aproximação e fortalecimento dos laços entre a comunidade e a Polícia Militar.

O projeto Força Verde Mirim oferta um curso com duração aproximada de 6 meses para crianças e adolescentes com idades de 10 a 14 anos estudantes da rede pública de ensino, que participam de encontros semanais com duração de 4 horas/aula. Todos os integrantes recebem de forma gratuita o “kit aluno” composto por uniforme camuflado completo (calça, agasalho, camiseta, boné), mochila, tênis, meias, apostila, material escolar e lanche. Ao final do curso, acontece uma emocionante formatura. Mais de 400 estudantes já participaram desta importante iniciativa.

Durante as atividades teóricas e práticas, estes alunos recebem aulas sobre assuntos relacionados às questões ambientais e outros temas de relevância importância para suas idades. E, além das disciplinas, os participantes colocam em prática o que aprenderam em sala de aula por meio da distribuição e plantio de mudas nativas, confecção de sofá com garrafas pets, maquetes ambientais e visitas ao corpo de bombeiros, ao canil do 4º Batalhão da Polícia Militar, ao Colégio da Vila Militar, às instalações da Polícia Ambiental, ao Museu Dinâmico da UEM, a Parques Ecológicos, entre outros.

O projeto é desenvolvido em Maringá e tem a parceria da instituição sem fins lucrativos Lar Escola da Criança a qual disponibiliza a sua estrutura, e os recursos para o custeio são oriundos da Procuradoria do Trabalho no município de Maringá.

Reitera-se a merecida congratulação e aplausos ao 2º Sargento Rywerson Borges Monteiro pelo seu trabalho exemplar que contribui com a sociedade e com o meio ambiente, e deseja-se que cada vez mais a sua atuação seja referência em nossa região e no Brasil para a realização de outras iniciativas semelhantes.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.

Política de privacidade