Câmara Municipal de Jaraguá do Sul

Indicação nº 639/2023
de 19/10/2023
Reunião
19/10/2023
Deliberação
19/10/2023
Situação
Proposição Aprovada
Assunto
Diversos
Autor
Vereador
NINA SANTIN CAMELLO, SIRLEY MARIA SCHAPPO.
Texto

QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, POR INTERMÉDIO DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, PROVIDENCIE A IMPLANTAÇÃO DA OFICINA “MASCULINIDADES” NOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS, EXISTENTES NO MUNICÍPIO, A EXEMPLO DA OFICINA JÁ IMPLEMENTADA NO CRAS DO RIBEIRÃO CAVALO.

Complemento

JUSTIFICATIVA: A oficina “Masculinidades” tem por objetivo diminuir a violência contra a mulher, promovendo debates sobre o que é ser homem nos dias de hoje e propondo uma desconstrução de algumas condutas de masculinidade tóxica, para que os homens não usem de violência em seus relacionamentos. Esta sugestão foi proposta pela Comissão de Combate à Violência contra a Mulher, criada a partir da Audiência Pública que abordou o mesmo tema.  

Esse trabalho de sensibilização com os homens se faz necessário pois, segundo dados coletados a partir dos registros e atendimentos das Delegacias de Jaraguá do Sul, no ano de 2022 foram registrados 979 casos de violência contra a mulher. Em 2023, até a presente data, foram registrados 1127 casos de violência contra a mulher.  

Para que esses números não se repitam e diminuam sensivelmente, é preciso trabalhar com a prevenção, com a sensibilização de possíveis agressores. Por isso a implantação da oficina “Masculinidades” é tão importante.

A construção tradicional da masculinidade muitas vezes perpetua desigualdades de gênero. Ao oferecer uma oficina que estimula a reflexão sobre os papéis masculinos, promovemos uma visão mais equitativa de gênero, contribuindo para a construção de uma sociedade menos desigual.

Muitos comportamentos violentos estão ligados a noções distorcidas de masculinidade, como a ideia de que homens devem ser dominadores e agressivos. Ao desafiar essas ideias, podemos prevenir comportamentos violentos, tanto dentro de casa como na comunidade em geral.

A masculinidade tóxica muitas vezes inibe a expressão de emoções e a busca por ajuda em questões de saúde mental. Ao criar um ambiente seguro e solidário, os homens são encorajados a discutir suas preocupações, reduzindo o estigma em torno da saúde mental masculina. Ao desafiar os estereótipos e expectativas tradicionais de masculinidade, os homens são capacitados para tomar decisões que reflitam seus valores pessoais, em vez de reproduzirem padrões prejudiciais impostos pela sociedade.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.

Política de privacidade