Câmara Municipal de Jaraguá do Sul

Moção nº 22/2019
de 03/12/2019
Reunião
03/12/2019
Deliberação
03/12/2019
Situação
Proposição Aprovada
Assunto
Diversos
Autor
Vereador
ADEMAR BRAZ WINTER, ANDERSON KASSNER, ARLINDO RINCOS, CELESTINO KLINKOSKI, DICO MOSER, EUGENIO JOSÉ JURASZEK, JACKSON JOSÉ DE ÁVILA, MAGAL, MARCELINDO CARLOS GRUNER, PEDRO ANACLETO GARCIA, ROGÉRIO JUNG.
Texto

Apresento à Mesa Diretora, cumpridas as formalidades regimentais e ouvido o Colendo Plenário, MOÇÃO DE REPÚDIO, nos seguintes termos:

          Considerando a matéria jornalística intitulada "Festa mistura carabina e cerveja, com miss armada e criança atirando" publicada pelo repórter Daniel Lisboa da editoria de reportagens especiais ´TAB´ do UOL, pela manifestação desrespeitosa ao município de Jaraguá do Sul, onde apresenta um discurso desmoralizante contra a Schützenfest, realizada tradicionalmente há 31 anos.

          Considerando que  a reportagem coloca Jaraguá do Sul como integrante do Vale do Itajaí, região que abrange municípios como Blumenau, Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó. Jaraguá do Sul está localizado no Vale do Itapocu que conta ainda com Barra Velha, São João do Itaperiú, Massaranduba, Guaramirim, Schroeder e Corupá. O Vale do Itapocu é conhecido por sua força política e destaque econômico e não depende de outras regiões.

          Considerando que Falsas correlações foram feitas, onde a reportagem tenta relacionar acontecimentos negativos ocorridos em outras cidades, ao município de Jaraguá do Sul.

          Considerando a tentativa de diminuir a importância da Schützenfest, comparando com o evento realizado em Blumenau, onde a festa jaraguaense seria "uma espécie de Oktoberfest com tiros", sendo que a Schützenfest é uma festa de tradição que tem a sua identidade própria e não se apoia em outros eventos para acontecer, e sim, se volta para si mesma na intenção de reforçar cada vez mais suas origens. As duas festas possuem finalidades diferentes. A Oktoberfest se tornou um dos maiores eventos do país e serve como atrativo para que turistas brasileiros e estrangeiros conheçam as belezas da região Sul do Brasil. A Schützenfest tem foco nas famílias e é pensada para agradar crianças, adultos e idosos de toda a região. Cada festa possui uma história e identidade única que merece ser respeitada em sua singularidade.

          Considerando uma nova tentativa de reforçar um suposto espírito de intolerância dos jaraguaenses, onde em dado momento do texto, o autor resgata a mobilização de algumas pessoas de Jaraguá do Sul para que a participação da jornalista Miriam Leitão na Feira do Livro que aconteceu em agosto de 2019, fosse cancelada. O ocorrido foi puramente o exercício do direito de expressão de pessoas que não concordavam com as opiniões da jornalista.

          Considerando que na reportagem o autor busca traçar um perfil dos jaraguaenses com base em suas preferências políticas, lembrando que no segundo turno da última eleição (2018), o presidente Jair Bolsonaro teve 83,23% dos votos em Jaraguá do Sul, supondo que Jaraguá do Sul seria unânime pela liberação indiscriminada do porte de armas, porém, esse posicionamento é refutado por praticamente todos os entrevistados, que são inclusive membros dos clubes de tiro da cidade.

           Sendo assim, o jornalista em questão claramente desrespeitou não somente a cultura da nossa cidade de Jaraguá do Sul, como também feriu de maneira profunda todas as pessoas que, com muito orgulho, nela habitam, fazendo falsas correlações e comparativos infelizes.

           Por fim, em nenhum momento a reportagem foi capaz de captar os sentimentos de união e felicidade que sempre foram e sempre serão o combustível que move a festa em direção ao futuro, sem abandonar suas raízes. A Schützenfest que neste ano (2019), em sua 31ª edição, bateu recordes de público, foram mais de 100 mil pessoas nos 11 dias de festa e é uma celebração do que há de melhor na cultura dos jaraguaenses.

           Schützenfest é sinônimo de alegria e está presente no coração de todas as pessoas envolvidas na organização e  de todo o público.

“A CÂMARA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL, ATENDENDO PROPOSIÇÃO DO VEREADOR QUE ABAIXO SUBSCREVE, REPUDIA A MATÉRIA JORNALÍSTICA "FESTA MISTURA CARABINA E CERVEJA, COM MISS ARMADA E CRIANÇA ATIRANDO" PUBLICADA PELO REPÓRTER DANIEL LISBOA DA EDITORIA DE REPORTAGENS ESPECIAIS ´TAB´ DO UOL.

Assim, requer-se que, após cumpridas as formalidades legais, seja votada a presente Moção de Repúdio, e que seja oficiada a Daniel Lisboa.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.

Política de privacidade