Câmara Municipal de Jaraguá do Sul

Projeto de Lei Ordinária 261/2022
de 02/12/2022
Situação
Sancionado / Promulgado (Lei nº 9225/2022)
Trâmite
02/12/2022
Regime
Ordinário
Assunto
Denominações
Autor
Vereador
LUÍS FERNANDO ALMEIDA, OSMAIR LUIZ GADOTTI, RONNIE LEONEL LUX.
Ementa

Denomina Praça                                                                                                                                                                                                                                                                               

Texto

Art. 1º. A Praça localizada na esquina da rua nº 1 - Avenida Getúlio Vargas e ao lado do imóvel nº 621, no Centro, passa a denominar-se "PRAÇA DAS LUZES HILARIO BERTOLDI."

Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Complemento

Justificativa: HILARIO BERTOLDI nasceu em data de 16 de setembro de 1928, na cidade de Rios dos Cedros (SC), na localidade de Santo Antônio, na época, pertencente a Timbó (SC), sendo o 13º (décimo terceiro) filho de Ernesto Bertoldi e Albina Bertoldi, e com muita dificuldade, completou apenas terceiro ano de ensino primário, e onde tinha uma pequena oficina/ferraria de conserto de carroças.

Em 29 de janeiro de 1955, casou com MARIA DAISY BUCHMANN, e teve três filhos: MOACIR ANTONIO BERTOLDI, nascido em 31 de outubro de 1955, ALVACIR JOSÉ BERTOLDI, nascido em 07 de setembro de 1957, e JURANDYR HILÁRIO BERTOLDI, nascido em 15 de junho de 1960.

Em meados de fevereiro de 1960 se mudou com a família para Jaraguá do Sul (SC), onde inicialmente aprendeu a profissão de eletricista com seu sogro HARRY CHRISTIANO BUCHMANN, que na época trabalhava como eletricista na EMPRESUL (atual CELESC).

Desde então, passou a trabalhar como eletricista autônomo em Jaraguá do Sul e cidades vizinhas, sendo na verdade, na época, o primeiro eletricista autônomo da cidade, e por isso, era muito procurado e fazia instalações e consertos residenciais, bem como atendia diversas empresas da cidade, citando algumas: Eletromotores Jaraguá Ltda (atual WEG S/A), MALWEE MALHAS, MARCATTO CHAPÉUS, BORRACHAS WOLF, MARISOL, LOJAS BREITHAUPT, entre outras. Mas atendia principalmente a PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL, onde era responsável na época do conserto das sinaleiras da cidade, e ainda, da iluminação de natal, na colocação de lâmpadas coloridas e outras decorações nas praças e ruas centrais da cidade.

Atendia também no serviço de instalações e consertos elétricos nos HOSPITAIS SÃO JOSÉ e JARAGUÁ, bem como prestava os mesmos serviços para a IGREJA SÃO SEBASTIÃO e ainda atendia o COLÉGIO MARISTA SÃO LUIS e o COLÉGIO DIVINA PROVIDÊNCIA. Foi o eletricista contratado por WERNER VOIGT, em 1961, para realizar as primeiras instalações elétricas das máquinas e equipamentos da WEG, no prédio onde hoje é o MUSEU WEG, na Av. Getúlio Vargas, centro, para que a empresa pudesse iniciar suas atividades.

Tanto para a PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL, como para os hospitais da cidade, o atendimento era realizado sempre que chamado, mesmo nos finais de semana e feriados, para atendimento emergencial em sinaleiros apagados ou em pane elétrica nos hospitais.

Assim, trabalhou ininterruptamente por mais de 30 (trinta) anos, como eletricista da cidade de Jaraguá do Sul, atendendo a todos que lhe procuravam, desde moradores ou empresas. Durante todos estes anos, ensinou sua profissão para diversos profissionais eletricistas da cidade, como VALDIR CONTI, que hoje tem a empresa CONTI ELÉTRICA LTDA, e ainda, ROGÉRIO LUNELLI, atualmente dono da empresa LUNELLI INSTALADORA ELÉTRICA LTDA, e OSVALDO BRIDAROLLI, da INSTALADORA ELÉTRICA BRIDAROLLI LTDA.

HILARIO BERTOLDI faleceu em data de 30 de julho de 2016, nesta mesma cidade de Jaraguá do Sul, faltando algumas semanas para completar 88 (oitenta e oito) anos de vida, deixando sua esposa, três filhos, onze netos e sete bisnetos. Deixou ao final de sua vida, um legado de muito trabalho, humildade e seriedade, sempre servindo com dignidade, na sua profissão de eletricista, toda a comunidade de Jaraguá do Sul.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.

Política de privacidade