Câmara Municipal de Jaraguá do Sul

Projeto de Lei Ordinária 301/2021
de 06/10/2021
Ementa

Reconhece de Utilidade Pública a Associação Jaraguá Mais Saudável de Jaraguá do Sul.                                                                                                                                   

Texto

Art. 1° Fica reconhecida de Utilidade Pública a Associação Jaraguá Mais Saudável com sede no Município de Jaraguá do Sul.

Art. 2° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Complemento

JUSTIFICATIVA: Resultado de uma mobilização que envolve sociedade civil, empresários e poder público desde 2016, o programa Jaraguá Mais Saudável teve seu lançamento oficial para a comunidade em abril de 2019, tendo como base as melhores experiências nacionais e internacionais para programas de saúde e qualidade de vida.

Atuam no programa de forma voluntária, representantes de vários seguimentos da sociedade civil e do poder público. Como forma de fortalecer essa iniciativa, foi estabelecida em 22 de abril de 2019 a Associação Jaraguá Mais Saudável.

Hoje o programa conta com quatro grupos de trabalho, os participantes são voluntários e o objetivo dos grupos é viabilizar o programa na comunidade, garantindo seu fortalecimento e continuidade.

O Programa fomenta iniciativas individuais e coletivas que promovam a saúde e favoreçam a qualidade de vida e tem como objetivo tornar Jaraguá do Sul mais SAUDÁVEL e, consequentemente, mais PRODUTIVA e LONGEVA para seus moradores, baseado nos seus três pilares

COMER: Uma alimentação balanceada tem grande impacto em nosso bem-estar e qualidade de vida.

MOVER: Atividade física traz benefícios que vão além da prevenção de doenças, contribui para as atividades do nosso dia a dia, promovendo saúde e qualidade de vida.

PERTENCER: Indivíduos com fortes conexões sociais tendem a ser mais saudáveis e longevos, ou seja, pertencer e participar de uma comunidade, favorece a nossa saúde.

Para atingir seu objetivo, atua na mudança de comportamento da população jaraguaense, estimulando as pessoas para a adoção de hábitos mais saudáveis, orientando através de suas dicas e informativos e apoiando na divulgação das ações existentes no município relacionadas aos seus pilares e promovidas por parceiros.

Considerando a grandiosidade dessa iniciativa e a influência que este movimento pode gerar nas pessoas, foi aplicado entre 2019 e 2020 uma Pesquisa no Bairro Ilha da Figueira, para auxiliar a identificar o perfil de saúde dos moradores de Jaraguá do Sul.

Baseando-se nos resultados da Pesquisa, foi lançado em agosto deste ano uma grande ação para mobilizar os moradores do bairro para a mudança de comportamento e melhora dos indicadores de saúde. Dessa forma, será possível mensurar o envolvimento das pessoas e a influência exercida pelo Programa.

Movimentar uma cidade inteira é um grande desafio. Semanalmente pessoas físicas e jurídicas tem entrado em contato para apoiar o movimento ou simplesmente demostram sua empatia e orgulho por esta iniciativa que é pioneira no Brasil, o que traz segurança de que o Jaraguá Mais Saudável é o que as pessoas desejam em termos de iniciativa de saúde e qualidade de vida para o município.

Com a pandemia assolando nossa comunidade e o mundo, as atividades não pararam, mas foram ajustadas para a nova realidade, abraçando também o mundo virtual, através de webinares/lives, vídeos, posts em redes sociais, pesquisas on line, dentre várias outras iniciativas que acabaram incorporadas ao programa.

Muitas ações, estudos e parcerias já foram realizadas, impactando na qualidade de vida da sociedade jaraguaense. Contudo, esse é apenas o início do processo, sendo muitos os avanços ainda previstos para os próximos anos, com forte impacto social e econômico.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.

Política de privacidade