Câmara Municipal de Jaraguá do Sul

Projeto de Lei Ordinária 414/2021
de 02/12/2021
Ementa

Denomina Via Pública.                                                                                                                                                                                                                                                                 

Texto

Art. 1º A Rua Nº 1596, localizada na Planta do Quadro do Perímetro Urbano, no bairro Santa Luzia, passa a denominar-se Kairós

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Complemento

Justificativa: Kairos significa “tempo determinado”, “tempo oportuno” ou “momento certo”. Essa é uma palavra grega muito usada na Bíblia no Novo Testamento para se referir a um tempo definido ou momento específico. Kairós é o momento decisivo; é o tempo em que as coisas são conduzidas à oportunidade ou à crise.

A língua grega tem vários termos que expressam a noção do tempo, e kairós é um deles. Outro termo muito usado para falar da experiência do tempo, mas com uma conotação oposta a de kairós, é o grego chronos.

De forma bem simples, é possível dizer que kairos trata do tempo em seu aspecto qualitativo; enquanto chronos trata do tempo em seu aspecto quantitativo. Em outras palavras, chronos expressa a ideia quantitativa e linear do tempo; isto é, o tempo como um período, espaço ou intervalo que tem uma duração e que pode ser medido, contado e estudado. Chronos tem a ver com o tempo passageiro, sequencial e cronológico.

Já kairos expressa o conceito do conteúdo do tempo. Por isso kairós é a palavra usada para enfatizar o tempo em seu sentido pontual e preciso. A palavra kairós pode ser aplicada tanto de forma negativa quanto positiva. De forma negativa, kairós implica na ideia de crise; e de forma positiva implica na ideia de oportunidade. Então kairós não carrega os sentidos de passado e futuro, mas simplesmente o sentido de momento.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.

Política de privacidade