Câmara Municipal Modelo

Projeto de Lei Ordinária (L) 15/2018
de 14/03/2018
Situação
Sancionado / Promulgado (Lei nº 2792/2018)
Trâmite
14/03/2018
Regime
Ordinário
Assunto
Diversos
Autor
Vereador
João Carlos Gonçalves (PROS).
Documento Oficial Trâmite
Ementa

Denomina o nome da nova Via de Acesso ao Centro Educacional de Desenvolvimento Tecnológico de Guarapuava-CEDETEG, como Alameda Elio Antônio Dalla Vecchia.

Texto

Art. 1º Denomina o nome da nova Via de Acesso ao Centro Educacional de Desenvolvimento Tecnológico de Guarapuava-CEDETEG, compreendida entre o Trecho da Rua Saldanha Marinho e o acesso ao Campus do Centro Educacional de Desenvolvimento Tecnológico de Guarapuava-CEDETEG , como Alameda Elio Antônio Dalla Vecchia.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Complemento

JUSTIFICATIVA

O presente Projeto de Lei tem como objetivo alterar o nome da Rua Carlita Guimarães Pupo, compreendida entre o Trecho da Rua Saldanha Marinho e o Acesso ao Campus do Centro Educacional de Desenvolvimento Tecnológico de Guarapuava-CEDETEG.

Fato relevante é que, além da denominação da via pública o projeto visa homenagear o Sr. Elio Antônio Dalla Vecchia, que tanto contribui para o desenvolvimento de nosso País, do Estado do Paraná e do município de Guarapuava.

O Senhor Elio Antônio Dalla Vecchia nasceu em Carazinho (RS) no dia 14 de março de 1929, filho de Ângelo Dalla Vecchia e de Clarice França Dalla Vecchia, casou-se com Belkiss Gonzaga Dalla Vecchia, com quem teve quatro filhos.

Pequeno proprietário rural, ingressou no serviço público em 1954 como auditor fiscal do Tesouro Nacional, na cidade de Guarapuava (PR), onde desempenhou várias atividades de caráter social. Presidiu o Guaíra Country Club e o Serviço de Obras Sociais, e foi membro do Conselho Curador da Faculdade de Ciências e Letras. Anos mais tarde, exerceu por duas vezes a presidência do Guarapuava Esporte Clube, entre 1976 e 1980, e entre 1982 e 1984.

Em 1974, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de sustentação política ao regime militar instaurado no país desde abril de 1964, e elegeu-se presidente do diretório municipal, função na qual permaneceu por apenas um ano. Em 1979, com a extinção do bipartidarismo e a consequente reorganização partidária, ingressou no Partido Democrático Social (PDS), ocupando também sua direção municipal (1979-1988). Em 1983, iniciou o curso de ciências contábeis, que não chegou a concluir.

No ano de 1988, assumiu a Secretaria Municipal de Finanças de Guarapuava. No ano seguinte, trocou o PDS pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e foi imediatamente eleito membro de sua direção local. Em 1990, desincompatibilizou-se para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Eleito em outubro daquele ano, tomou posse em fevereiro de 1991. Como deputado federal foi membro titular da Comissão de Finanças e Tributação.

Entre as alterações da Constituição de 1988 aprovadas nesta legislatura, o senhor Elio Antônio Dalla Vecchia, foi contrário à revisão do conceito de empresa nacional e ao fim do voto obrigatório. Instituiu o Fundo Social de Emergência (FSE), posteriormente aprovou a criação do Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF), ambos concebidos como fonte de financiamento no contexto do plano de estabilização econômica do governo (Plano Real).

No pleito de outubro de 1994, sob a legenda pedetista, concorreu à reeleição e obteve apenas uma suplência. Deixou a Câmara dos Deputados ao término da legislatura em janeiro de 1995, não se candidatou novamentea cargos eletivos.

Ainda 26 de abril de 2000, foi homenageado com o título de cidadão honorário pela Câmara Municipal de Guarapuava através da Lei Municipal 949/2000, e em 2010 através da Lei Municipal 1895 foi denominado o Centro de Desenvolvimento Tecnológico de Guarapuava como Centro de Desenvolvimento Tecnológico de Guarapuava - PR Deputado Federal Elio Antonio Dalla Vecchia.

Diante do exposto, solicitamos a aprovação deste Projeto de Lei.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.

Política de privacidade