Câmara Municipal Modelo

Projeto de Lei Ordinária (L) 18/2018
de 23/05/2018
Situação
Sancionado / Promulgado (Lei nº 2816/2018)
Trâmite
23/05/2018
Regime
Ordinário
Assunto
Diversos
Autor
Vereador
Morgana Dall'Agnol.
Documento Oficial Trâmite
Ementa

Denomina “Jorge Augusto Schanuel” o Anfiteatro   anexo ao CEUs - Centros de  Artes e Esportes Unificados - Praça CEUs  CEU DAS ARTES.                                 

Texto

Art. 1° Fica denominado de “Jorge Augusto Schanuel” o Anfiteatro  de Guarapuava, localizado na Rua Jorge Silveira do Amaral, 275 - Jardim das Américas  Município de Guarapuava - Estado do Paraná.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Complemento

Justificativa

O projeto de lei tem por objetivo denominar o Anfiteatro Municipal de “Jorge Augusto Shanuel”, nome escolhido em homenagem a um grande cidadão guarapuavano de coração, que nos deixou um importante legado com inúmeras participações em atividades na área de educação, agricultura e política de extrema importância para Guarapuava. A denominação do teatro com o seu nome trará um merecido reconhecimento para este grande cidadão.

Jorge Augusto Schanuel nasceu no dia 28 de julho de 1951 em Petrópolis no Rio de Janeiro. Com formação acadêmica em psicologia, filosofia e ciências e letras, sua história profissional inicia-se em 1976, onde desenvolveu inúmeras atividades no “Acampamento de Férias Nosso Recanto” exercendo o cargo de coordenador psicopedagógico no acompanhamento e formação de professores, orientação pedagógica a pais e alunos, assessoria a atividades psicopedagógicos a escolas e planejamento de atividades educacionais. Atuou até 1983.

Na Fundação Rureco trabalhou por oito anos, 1991 a 1998, como Coordenador de Projeto, discussão, elaboração e execução de atividades de planejamento junto aos agricultores familiares produtores de derivados apícolas. Foi neste mesmo período, que atuou como Coordenador Técnico Institucional da Fundação, entre 1997 a 1998, além de exercer o cargo de Diretor Executivo e Coordenador Geral da Entidade por um ano.

Ainda na Rureco, participou da Diretoria Executiva na função de Coordenador Institucional e Assessoria às entidades e grupos de agricultores familiares da região em processos de avaliação, planejamento, coordenação de projetos e capacitação no ano de 2008.

Foi Coordenador Técnico Interinstitucional do Projeto “Programa de Apoio às Famílias de Agricultores menos favorecidos na sua integração nos Processos de Desenvolvimento Regional”, executado em quatro região do Paraná e Santa Catarina nos períodos de abril de 2003 a março de 2004 e abril de 2006  a março de 2008. No ano seguinte, como autônomo, trabalhou nos projetos de Dinamização Econômica dos Territórios Cantuquiriguaçu, no Vale do Ribeira, e no Projeto Território Integração Norte Pioneiro, onde prestou serviços de orientação e supervisão, moderação e relatório.

Atuou como assistente administrativo e animador de processos do projeto “Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável em apoio a Gestão Social do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável dos Territórios Rurais”, apoiado pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Além disso, dezembro de 2008 a abril de 2009, na Fundação da FANBIO - Fundo Brasileiro para Biodiversidade, como autônomo, participou na função de coordenador do projeto em execução pela Fundação Rureco.

Também foi coordenador do Projeto de Extensão “Memória da Agricultura Familiar”, na Universidade Sem Fronteira, de março de 2009 a dezembro de 2010.

Jorge Augusto Shanuel teve uma fundamental participação  na Lei Orgânica Municipal. No ano de 1988 a 1989, foi coordenador do Grupo Pró Lei Orgânica de Guarapuava, organização legalmente constituída para acompanhar, fiscalizar e propor projetos de lei à Lei Orgânica Municipal a ser discutidos e submetidos à apreciação na Câmara Municipal.

Sua paixão pela área da educação o aproximou da comunidade escolar, razão que o levou no ano de 1987 a 1990, assumir como vice-diretor da Escola Municipal Lacerda Werneck, onde prestou assessoria psicopedagógico a professores, pais e alunos e, ainda, desenvolveu atividades extras curriculares com os alunos e planejamento e supervisão das atividades escolares.

De 1994 a 1999, prestou serviços como coordenador do Centro de Direitos Humanos de Guarapuava, responsável pela coordenação do Projeto de Educação para Paz em convênio com a Universidade de La Coruña, Espanha.

Jorge Augusto Shanuel também apresentou e publicou vários trabalhos e artigos, além de inúmeros projetos técnicos.

Sua experiência também foi passada através de palestras, sobre Cooperativismo e Agroindustriais Familiares no Paraná com representantes de associações e cooperativas do Projeto Fortalecimento das Organizações da Agricultura Familiar realizado na cidade de Toledo, promovido pela Emater. E, sobre “Metodologias de trabalho com famílias rurais em processo de exclusão social” foi o tema durante o Curso de Cooperativismo e Desenvolvimento da UFPR/UNICAFS, em Curitiba. Ainda, proferiu palestra em nome das ONGs “Extensão Rural uma Nova Proposta”, promovida pelo Ministério da Agricultura, Emater e Federação dos Trabalhadores da agricultura do Paraná.

No seu currículo consta sua participação como, moderador da Mesa Redonda com representes de ONGs com o tema “Perspectivas e Desafios do Bioma Florestal com Araucária” no Município do Turvo. Além disso, a Conferência sobre “Organização dos Agricultores na Região do Centro Oeste” promovida pela Uni centro, Prefeitura de Guarapuava e Federação Paranaense de Apicultores.

Desta forma justifica a importância desta denominação, pois coordenou   todo processo inicial do CEU DAS ARTES, organizando reuniões com os moradores repassando como funcionaria a Gestão que envolveria uma parceria entre  poder  público e sociedade civil  no  CEU DAS ARTES.  Sua dedicação e compromisso a cada atividade que lhe era  atribuído marcou sua trajetória.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.

Política de privacidade