Câmara Municipal Modelo

Projeto de Lei Ordinária (L) 22/2018
de 09/05/2018
Situação
Aprovado
Trâmite
09/05/2018
Regime
Ordinário
Assunto
Diversos
Autor
Vereador
Morgana Dall'Agnol.
Documento Oficial Anexo1 Trâmite
Ementa

Autoriza “Rotary Clube de Guarapuava” a fixar um Símbolo de um Extintor na Rotatória da Avenida Moacir Júlio Silvestri, esquina com Turíbio Gomes no Bairro Vila Bela.

Texto

Art. 1º Autoriza “Rotary Clube de Guarapuava” a fixar um Símbolo de um Extintor na Rotatória da Avenida Moacir Júlio Silvestri, esquina com Turíbio Gomes no Bairro Vila Bela em homenagem aos 106 anos do Corpo de Bombeiros no Estado do Paraná. A Corporação de Guarapuava recebe a homenagem pelos 59 anos.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Complemento

Justificativa

O projeto de lei tem por objetivo autorizar o “Rotary Clube de Guarapuava” a fixar um símbolo de um Extintor, na Rotatória da Avenida Moacir Júlio Silvestri, esquina com Turíbio Gomes, no Bairro Vila Bela. O símbolo é uma homenagem aos 106 anos do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná. A Corporação de Guarapuava recebe a homenagem pelos seus 59 anos.

A proposta, além de homenagear nossos heróis do fogo e da água que, pertencem reconhecidamente a uma das instituições de maior credibilidade no Brasil, vai contribuir para embelezar o local sem afetar a visão dos motoristas que trafegam naquela área. O Extintor sobe rodas mede 1,70mt por 0,70cm, que será fixada pelo Rotary o qual também tem o comprometimento em manter o equipamento, o que não vai gerar nenhum custo para o Município.

Em Guarapuava, os serviços da corporação, sob o comando do Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa, iniciaram dia 24 de novembro de 1959 com a inauguração 5º Subgrupamento de Bombeiros Independente - 5º SGBI, na Rua Senador Pinheiro Machado, 1230 no Centro. Em março de 1984, no mesmo endereço, foi construído o novo Aquartelamento da Corporação.

E, em 1989 o Quartel do Corpo de Bombeiros de Guarapuava passou a denominar-se SCI (Seção de Combate a Incêndios). No ano de 1995 a Instituição passou para 3º SGB (Subgrupamento de Bombeiros), com um efetivo de 91 Soldados do Fogo.

Após 51 anos, em 12 de novembro de 2010, veio à emancipação, passou a ser denominada 5º Subgrupamento Independente de Guarapuava, tendo assim total autonomia e coordenação em suas decisões, subordinada somente ao Comando do Corpo de Bombeiros em Curitiba.

Hoje o 5º SGBI caminha sozinho fortalecido institucionalmente, está presente em 21 municípios, numa área territorial de 22.283 quilômetros e com aproximadamente 407.817 habitantes.

Desde o início do grupamento, o 5º SGBI teve a honra de contar com a experiência e dinamismo de seus comandantes para crescer a passos largos e estender seus valorosos e bons serviços a outros municípios da região. A implantação das suas Unidades da Corporação está estrategicamente distribuída, sob o comando de Guarapuava. Foram criadas a 1ª e 2ª Seção de Bombeiros na cidade de Guarapuava, além das Unidades descentralizadas, 3ª Seção de Bombeiros no Município de Pitanga e 4ª Seção de Bombeiros em Laranjeiras do Sul. No Município do Pinhão a base do Bombeiro Comunitário atende a comunidade desde 11 de agosto de 2006. Em 19 de abril de 2012 foi Candói que também recebeu um Posto de atendimento. Já os Postos de Bombeiros Militar estão sediados na Colônia Vitória e, outro é a base mais recente inaugurada em 2016 no Bairro Primavera.

“Por uma vida todo sacrifício é dever”, com essa visão, atualmente o Corpo de Bombeiros está sob o comando do Major Arlisson Sanches Sales e Sub-Comandante Capitão Fernando Tratch, conta com grande efetivo de militares entre Oficiais e Praças, que lutam diuturnamente com a missão de realizar serviços de prevenção e de extinção de incêndios, simultaneamente com o de proteção e salvamento de vidas e bens nos locais sinistro, bem como o de busca e salvamento, prestando socorros em caso de afogamentos, inundações, desabamentos, acidentes em geral. Além disso, atua em situações de catástrofes, serviços de caráter social, proteção ao meio ambiente e ações de defesa civil. Com o espírito de servir, homens e mulheres que compõem o grupamento, sempre estão dispostos a colocar seus trabalhos como instrumento a serviço da comunidade arriscando sua vida para salvar outras.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.

Política de privacidade