Página 1 de 21    
Proposição
Moção 3/2017 em 04/07/2017
.: Veja Mais :. Trombudo Central, pequena cidade localizada na região do Alto Vale do Itajaí, cidade pequena porem muito produtiva, onde vivia a família Hoffmann, trabalhadora que dependiam do cultivo na roça para tirarem o seu sustento e criarem seus filhos.

Para mais uma alegria do Senhor Alfredo Hoffmann e da Senhora Wally Hoffmann, nascida Gessner, no dia 24 de fevereiro de 1956, nascia mais um filho, o então homenageado de hoje, SIMOND HOFFMANN.

SIMOND morou e trabalhou até os 19 anos com seus pais. Após, saiu de casa e foi morar um período na cidade de Rio do Sul, onde fez um curso no SENAI e logo veio morar pra Pomerode, onde iniciou sua atividade profissional na empresa NETZSCH DO BRASIL.

Mas voltando um pouco, aos 15 anos Simond conheceu a Dona Nilza que morava em Agronômica, separados por um moro que era a divisa entre Trombudo Central e Agronômica.

Casaram-se no dia 26 de março de 1977 e logo foram abençoados com o nascimento do primeiro filho, Adilson Hoffmann, que nasceu no dia 10 de dezembro de 1977. E depois, entre muito trabalho e conquistas, no dia 29 de maio de 1983, nasceu a filha, Simone Hoffmann.

Simond não deixou a família Hoffmann de lado. Foi ele quem abrigou os irmãos Fredi e Ralf quando vieram à Pomerode.

A irmã Traudi veio mais tarde também para constituir seus negócios em Pomerode.

Os demais irmãos Renato e Raimundo vivem até hoje da agricultura.

Na vida profissional, Simond foi muito dedicado, o perfeccionismo e comprometimento com as suas atribuições, o levaram ao sucesso pela Netzsch do Brasil, viajou à Alemanha para buscar conhecimento. Pela importância como colaborador, recebeu prêmios em reconhecimento do seu trabalho.

Depois de aposentado, constituiu suas próprias empresas, nos ramos comerciais e construção civil.

Conquistou importantes desafios durante a vida, resultado de sua determinação. Lutou a vida toda para manter a saúde e conforto da família. E buscou ser justo em todas situações, sendo um exemplo às pessoas do seu redor.

Mas nem tudo foi perfeito. A perda precoce do irmão Ralf Hoffmann que foi marcada pela brutalidade e pouco tempo depois de sofrer um assalto em sua residência, foi diagnosticado com Leucemia Mielóide Aguda, a mais severa das leucemias.

Simond e a família não desanimaram, foram determinados em alcançar a cura, porém para isso necessitaram muita ajuda de outras pessoas. Esta ajuda vinha de doações de sangue e plaquetas, cadastros de doadores de medula, apoio psicológico e muitas, mas muitas orações.

Em 2015 conseguiu um doador 100% compatível e realizou o transplante no dia dois de outubro em Curitiba. Foi extremamente pesado mas no mesmo ano a medula nova começou a trabalhar no seu corpo com sucesso.

Retomou seus trabalhos e até um livro escreveu com o título “PARA DEUS NADA É IMPOSSIVEL” Lucas 1.37, com subtítulo “A HISTÓRIA DE SIMOND HOFFMANN”.

Infelizmente final de 2016 a doença voltou, e com muita agressividade. Tanto que a partida já era eminente para toda equipe médica.

Muita luta, muita fé, no último dia 27 de junho, Simond nos deixou. Faleceu no Hospital Santa Catarina, em Blumenau, causa da morte foi a falência de múltiplos órgãos , Leucemia mielóide aguda. Deixando enlutados a esposa Nilza, filhos Adilson e Simone, sua mãe Dona Wally, irmão e demais familiares e amigos.

Com a partida dele, muitas pessoas lembram daquilo que ele ensinou e conquistou, e sabem o quanto ele foi determinado. A luta pela vida foi até o último sopro. Nunca, nunca desistiu, mesmo imaginando que sua partida estava próxima pela dor extrema que sentia tomando conta de seu corpo. A esperança de ver os netos crescerem e de usufruir desta alegria o motivaram durante esta maligna doença que dominava seu corpo. Porém Simond já tinha a certeza de seu lugar junto com nosso Senhor.

E por isso precisamos nos animar e não desistir.

LIVRO - Para você ter uma lavoura de milho, você tem que cultivar a terra, plantar o milho, e Deus dá tudo o que ela necessita. Quando estiver maduro você tem que colher, aí sim você faz a sua parte. Assim também e com Deus, temos que fazer a nossa parte. Aceita Jesus na tua vida hoje! Amanhã pode ser tarde! O que você esta esperando? Amém!

Simond Hoffmann

Pomerode, 30/08/2016

Moção 2/2017 em 23/05/2017
.: Veja Mais :. MOÇÃO DE HOMENAGEM PÓSTUMA A NELSON KEUNECKE

Esta homenagem nasce do profundo reconhecimento, por parte daqueles que tiveram a oportunidade e a satisfação de conviver com o nosso homenageado, não apenas do parceiro de lutas, mas também de marido amoroso, de um pai zeloso e de um homem de caráter ímpar e de uma imensa generosidade.

Nascido em 21 de setembro de 1938, era uma personalidade conhecida e marcante na cidade. Deixa-nos uma série de exemplos que nos torna muito orgulhosos de seu legado. Foi Vereador em Pomerode pelo PSD de 01/02/1983 a 31/12/1988. Era assíduo frequentador dos eventos da cidade, tendo desfilado por anos na Festa Pomerana com seu cavalo Pingo. Membro frequente do Clube de Cavaleiros e das partidas de bocha.

Na política sempre foi uma pessoa extremamente compromissada com as diretrizes partidárias e com o desejo de construir um mundo melhor para todos. Apoiador e grande defensor daqueles que gozavam de sua confiança e fiel aos preceitos ideológicos do partido.

Dono de bom humor e de positivismo contagiante. Era apaixonado pela vida e fará muita falta aos que ficam.

Faleceu aos 78 anos em 12 de maio de 2017.

A família Keunecke, ainda sensibilizada com o falecimento de seu esposo, pai e avô, Nelson Keunecke agradece a todas as homenagens e manifestações de carinho recebidas e a todos aqueles que se fizeram presentes em um momento tão difícil.

A sua ausência abre uma lacuna nos corações daqueles que o estimavam, porém o legado deixado fará com que jamais seja esquecido e isso conforta a todos, mesmo privados da sua presença física, continuará habitando o coração dos que lhe eram queridos.

Que a alegria, a força e a simplicidade do Seu Nelson sejam exemplos para todos nós.

Moção 1/2017 em 02/05/2017
.: Veja Mais :. MOÇÃO DE APOIO

Os vereadores abaixo subscritos, no uso de suas prerrogativas regimentais, nos termos do Regimento Interno, requerem que após ser ouvido o Plenário desta Casa, encaminhe a seguinte Moção de Apoio ao projeto 3722/2012 de autoria do Deputado Federal Rogério Peninha Mendonça.

A Câmara de Vereadores de Pomerode, Estado de Santa Catarina, registra Moção de Apoio integral ao projeto 3722/2012, que: Disciplina as normas sobre aquisição, posse, porte e circulação de armas de fogo e munições, cominando penalidades e dando providências correlatas e Altera o Decreto-lei nº 2.848, de 1940 e revoga a Lei nº 10.826, de 2003 (Estatuto do Desarmamento).

Sendo assim, emitimos a presente Moção, para que todas as autoridades e a imprensa saibam que esta Câmara Municipal, referenda tais sugestões, em busca de um Brasil melhor e mais justo para todos.

Diante destes fatos, entendemos que é preciso levar à Câmara dos Deputados, em especial ao Plenário da casa Legislativa e ao Deputado Federal Rogério Peninha Mendonça, o apoio incondicional dos cidadãos de Pomerode/SC ao projeto apresentado, sob número 3722/2012.

Moção 13/2016 em 06/12/2016
.: Veja Mais :. MOÇÃO DE HOMENAGEM À:

YASMIN JANDRE PISKE

DANIEL AUGUSTO RADUENZ

ODAIR LUIZ DOS SANTOS

Venho utilizar a Tribuna no dia de hoje, pois tenho o prazer de submeter à análise dos senhores e senhora vereadores desta Casa, uma moção de homenagem para reconhecer o trabalho de uma jovem, um jovem e um técnico. Pomerodenses que com muito esforço e comprometimento se dedicam ao máximo para levar o nome de nossa cidade ao Brasil e ao mundo por meio da prática do atletismo.

Tenho a honra de descrever a biografia vencedora destes três cidadãos pomerodenses que muito nos orgulham.

YASMIN JANDRE PISKE

Estuda no 9º ano da Escola Básica Municipal “Dr. Amadeu da Luz” em Testo Alto, tem 14 anos. É filha de IVAN DANIEL PISKE e CHIRLENE DENISE JANDRE, nascida em 02 de MAIO de 2002 em Pomerode. Iniciou sua carreira esportiva em 2010, onde obteve várias conquistas na modalidade de Natação.

Em 2011 continuou participando em diversos eventos na Natação e foi campeã no Xadrez dos Jogos Estudantis. Em 2012, 2013 e 2014 foi premiada em diversas modalidades como Punhobol, Handebol, Futsal, Voleibol, Xadrez, Salto em Altura e Lançamento de Pelota. Também foi medalha de prata no Moleque Bom de Bola em 2013, 2014 e 2015.  Em 2015 suas principais conquistas foram no Atletismo nas provas de Lançamento de Disco e Arremesso de Peso.

Mas foi o atletismo que Yasmin encontrou sua grande motivação no esporte. Em 2013 iniciou seus treinamentos de atletismo com o Professor Odair dos Santos, carinhosamente conhecido como Professor Chico, quando ele fazia escolinha em alguns polos em nossa cidade, portanto, o professor vinha também uma vez por semana na Escola Amadeu para incentivar os alunos a praticarem a modalidade de Atletismo. No início Yasmin fez um pouco de lançamento de dardo, mas logo o professor Chico percebeu a capacidade da Yasmin na prova de arremesso de peso.

Em 2015 começou a treinar com mais intensidade, hoje faz treinos todos os dias da semana e ainda nas 2ªas , 4ªas e 6ªs feiras reforça o trabalho de treinamento com força muscular na academia.

Em 2016 até o presente momento foi campeã no Arremesso de Peso e Lançamento de Disco no Festival de Atletismo e bronze na modalidade de voleibol nos microrregionais dos JESC (Jogos Escolares de Santa Catarina) em Gaspar. Vice-campeã no arremesso de peso e no lançamento de disco na Etapa Estadual do JESC, 3º lugar no Estadual Sub-16 em Jaraguá do Sul e Campeã nos Jogos Escolares da Juventude, etapa Nacional que aconteceu na Paraíba na cidade de João Pessoa onde conseguiu a vaga para representar o Brasil agora no mês de Dezembro numa competição internacional que acontecerá na Colômbia.

DANIEL AUGUSTO RADUENZ

Estuda no 8º ano da Escola de Educação Básica Municipal Professora Noemi Vieira de Campos Schroeder, em Testo Central Alto, tem 13 anos.  É filho de GERALDO RADUENZ e IVAIRTA AUGUSTA DE OLIVEIRA, nascido em 06 de julho de 2003 em Pomerode. Iniciou sua carreira no Atletismo em 2012, quando começou a participar dos treinamentos com o professor Chico.

Sua grande inspiração veio através de seu irmão mais velho, Alisson Alberto Raduenz, vice-campeão brasileiro sub-16 no lançamento de dardo este ano e que também já trouxe outros muitos resultados para o atletismo de Pomerode. Daniel conta que seu sonho era uma parede cheia de medalhas, e como o irmão Alisson já estava com um bom número de medalhas, foi no embalo e começou a treinar o Atletismo também.

É um atleta de muita força e sua prova principal é o Lançamento de dardo, mas este ano começou a treinar lançamento de martelo também e já conseguiu excelentes resultados. Suas últimas e principais conquistas foram: 1º lugar no Micro-regional dos JESC no lançamento de dardo, 1º lugar no Estadual dos JESC no lançamento de dardo, com este resultado no Estadual do JESC conseguiu a vaga para participar de 20 a 29 de setembro dos Jogos Escolares da Juventude na Paraíba na cidade de  João Pessoa, onde conseguiu o 1º lugar nos no lançamento de dardo. E sua última competição foi no Campeonato Estadual Caixa Sub-14 em Jaraguá do Sul onde quebrou dois recordes: na prova de lançamento de dardo e também no lançamento de martelo.

Daniel conta ainda, que se apaixonou pelo atletismo, apesar de ter potencial para praticar outros esportes, disse “que nenhum outro esporte me tira do Atletismo, pois o Atletismo é minha segunda casa e o professor Chico é meu segundo pai”.

ODAIR LUIZ DOS SANTOS

O Professor e técnico Odair Luiz dos Santos, nasceu em 12 de maio de 1990, em São Jorge D'Oeste, no Paraná.  Com um ano de idade sua família se mudou para Pomerode.  Fez o Ensino Fundamental na Escola Básica Municipal Olavo Bilac e o Ensino Médio na Escola Estadual Erwin Curt Teichmann, fez ensino superior em Educação Física pela Uniasselvi, em 2011 se formou em licenciatura plena e em 2013 no bacharelado.

Professor Chico, já foi atleta de lançamento de dardo e está no seu quarto ano de trabalho e nesses anos já foram conquistados para nossa cidade 13 medalhas de nível nacional pelos seus atletas e uma medalha a nível sulamericano.

É um desafio diário para a descoberta de caminhos que possibilitam a lapidação de grandes talentos. Professor Chico tem toda uma preparação técnica e física programada para cada um de seus atletas. Porém, a parte psicológica é a mais complicada. Pois apenas durante as competições o Professor Chico consegue descobrir como cada um de seus atletas responde a pressão da competição, vitória, derrota e sucesso. O professor Chico sempre conversa francamente com cada atleta sobre as possibilidades de resultado de cada um.

Para a competição dos Jogos Escolares Brasileiros da Juventude, de forma inédita numa delegação catarinense composta por 26 atletas e seis destes atletas serem de Pomerode, a cidade com maior número de atletas e ainda trazendo três medalhas de ouro e uma de bronze para nossa cidade e Estado.

E ainda Professor Chico foi como técnico da seleção catarinense nesta competição na Paraíba e agora para a competição internacional, nossa grande alegria, um técnico de Pomerode sendo convocado para ser técnico da Seleção Brasileira para os Jogos Sul Americanos da Juventude na cidade de Medelin na Colômbia. Para nós de Pomerode, realmente é um motivo de muito orgulho e um merecido trabalho sendo reconhecido a nível municipal, estadual e nacional. Parabéns Professor Odair dos Santos,

Esse simples gesto de reconhecimento da importância e relevância do que esses atletas e seu professor fazem é o mínimo que podemos dar, mas ainda podemos fazer muito mais ao continuar apoiando e defendendo uma educação integrada com o esporte, um sistema de competições locais e a continuidade e melhoria dos projetos de desenvolvimento de atletas, não só para formação de futuros atletas profissionais, mas, principalmente, para se utilizar o esporte como instrumento de inclusão social, tolerância entre as diferenças e formação de futuros cidadãos de bem. Assim, vimos por meio desta moção, prestar nossa homenagem.

Parabéns professor Chico! Parabéns aos atletas!

Sala das Sessões, 06 de dezembro  de 2016.

Moção 12/2016 em 29/11/2016
.: Veja Mais :. MOÇÃO DE HOMENAGEM PÓSTUMA À DELEGAÇÃO DO TIME DE FUTEBOL CHAPECOENSE

Conforme noticiado pelo portal de notícias “g1.com.br”, o avião que transportava a delegação do time de futebol Chapecoense para Medellín, na Colômbia, caiu na madrugada desta terça-feira (29).

Segundo autoridades colombianas, há mais de 70 mortos e seis sobreviventes. O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com destino a Medellín.

A  delegação do time de futebol Chapecoense se dirigia à Colômbia para disputar a final de importante torneio internacional, qual seja, a copa sulamericana na primeira vez em sua história. Mas infelizmente, este acidente causou a morte da quase totalidade da delegação.

Assim, venho por meio desta moção, prestar minhas mais sinceras condolências para todos os familiares dos jogadores e demais membros da delegação da Associação Chapecoense de Futebol.

Aproveito também para prestar meu total apoio à cidade catarinense de Chapecó, que não merecia estar passando por este triste momento e merece todo o nosso carinho .

Moção 11/2016 em 16/11/2016
.: Veja Mais :. MOÇÃO DE HOMENAGEM À:

Larissa Andressa Krueger

Emanuelli Carolina Scarduelli

Venho utilizar a Tribuna no dia de hoje, pois tenho o prazer de submeter à análise dos senhores e senhora vereadores desta Casa, uma moção de homenagem para reconhecer o trabalho de duas jovens pomerodenses que com muito esforço e comprometimento se dedicam ao máximo para dar continuidade à vocação catarinense e pomerodense de se destacar nos esportes a nível nacional e, até mesmo, internacional.

Entre os dias 21 e 24 de julho, em Nuremberg, na Alemanha, foi realizado o Mundial IFA Sub-18 de Punhobol 2016. Este campeonato reuniu 20 equipes de 12 países. E, compondo a Seleção Brasileira, estavam as atletas pomerodenses Emanuelli Scarduelli e Larissa Krueger.

Mais uma vez o Brasil foi destaque em um Mundial Juvenil de Punhobol. Após quatro dias de jogos, as equipes brasileiras conquistaram a medalha de bronze, no masculino, em uma vitória contra a Suíça, por quatro sets a zero, além da medalha de prata, no feminino, após perder para a Alemanha por quatro sets a dois.

Levando o nome de Pomerode para o mundo, as meninas, que treinam sob o comando de Egon Henrique Kerscher, já carregam uma bagagem de conquistas e agora trazem mais um título importante para casa. Motivo este de orgulho para os pais, amigos e toda comunidade pomerodense. Larissa diz que por muito pouco não conseguiram realizar o sonho de serem campeãs mundiais.

A Defensora Larissa Andressa Krueger tem 18 anos. É filha de Ingomar Krueger e Marilisa Erdmann. Tem um irmão que se chama Kelvin Krueger. Estudou na Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz.

A atleta começou a desenvolver o amor pelo esporte nos Jogos Estudantis quando participava ainda criança. Mas, foi com o irmão que desenvolveu sua paixão pelo Punhobol. Aos 14 anos começou a treinar na equipe Juvenil Feminina de Pomerode, na qual vem se dedicando desde então. No começo treinava quatro vezes por semana, mas que atualmente treina somente duas vezes em virtude do trabalho.

Como conquistas, obteve o segundo lugar no Campeonato Brasileiro Junior de Punhobol, em 2015, contra a Sogipa. Em 2015 obteve o título do Campeonato Estadual de Punhobol, na cidade de Timbó / SC, contra o Guarani de Blumenau. Após esta feita, foi convocada para a Seleção Juvenil Brasileira, participando por quase um ano de treinos intensos no Clube Sogipa, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Uma jornada intensa, de muito esforço e disciplina, para participar do Campeonato Mundial na Alemanha.

Larissa conta que nada veio fácil. Que para a viagem foram feitas rifas e que contou muito com o apoio da comunidade, pois tiveram que arcar com os custos da viagem. Ela explica que os campeonatos acontecem a cada dois anos e que agora a sua meta, com 18 anos, é participar da Categoria Adulta.

A Batedora Emanuelli Carolina Scarduelli, tem 16 anos, é filha de Carlito Scarduelli e Adriana Schroeder. Quando tinha 14 anos disse que viu na sua irmã mais velha, Emily, a grande inspiração para jogar Punhobol. Com 12 anos havia começado a jogar Vôlei, mas o amor pelo Punhobol falou mais alto, disse ela. Aos 14 anos começou a treinar na equipe Juvenil Feminina de Pomerode. Estudou na Escola Curt Brandes e atualmente cursa o ensino médio na Escola Estadual José Bonifácio, fazendo o possível para conciliar os estudos com os treinos intensivos.

Em 2015, Emanuelli conquistou o título no Campeonato Estadual de Punhobol, em Timbó, contra o Clube Guarani de Blumenau. Segundo lugar no Campeonato Brasileiro Infanto e Junior de Punhobol, em 2014 e 2015 consecutivamente, ambos contra a Sogipa. No penúltimo final de semana, conquistou o Campeonato Sul Americano Infanto, na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, contra a Argentina.

A atleta Emanuelli conta que seus treinos são muito intensos e que atualmente treina quatro vezes por semana. Sua grande adminiração está em seu treinador, que sempre as estimulou e as motivou para chegarem onde estão. Seu grande sonho é continuar no Punhobol, se dedicar cada vez mais, e participar dos próximos mundiais.

Na família, sempre recebeu o apoio de todos, mas que infelizmente em virtude do Punhobol não ser um esporte olímpico se torna difícil de receber incentivos financeiros.

As meninas Larissa e Emanuelli estarão participando do próximo Campeonato Brasileiro Juvenil de PunhobolSub-18, em Novo Hamburgo, nos dias 3 e 4 de dezembro. Em nome do Legislativo desejo todo o sucesso e a conquista do título que, com certeza, será mais que merecida.

Nenhuma seleção juvenil do Brasil chegou à final como chegaram estas meninas, num esporte que ainda luta pelo reconhecimento do nosso país. Sem dúvidas, o resultado é fruto do longo trabalho realizado com as atletas. Pela determinação, garra e esforço. Esses títulos vêm da solidificação do Punhobol. Esperamos que em breve possam conquistar novo título, quem sabe no próximo mundial. Parabéns à toda equipe, ao técnico e, em especial, às atletas pomerodenses.

Esse simples gesto de reconhecimento da importância e relevância do que essas atletas fazem é o mínimo que podemos dar, mas ainda podemos fazer muito mais ao continuar apoiando e defendendo uma educação integrada com o esporte, um sistema de competições locais e a continuidade e melhoria dos projetos de desenvolvimento de atletas, não só para formação de futuros jogadores e jogadoras, mas, principalmente, para se utilizar o esporte como instrumento de inclusão social, tolerância entre as diferenças e formação de futuros cidadãos de bem. Assim, vimos por meio desta moção, prestar nossa homenagem a estas duas fantásticas jogadoras de Punhobol, naturais de Pomerode, que tanto nos orgulham.

Moção 10/2016 em 25/10/2016
.: Veja Mais :. MOÇÃO DE REPÚDIO

Conforme reclamação da comunidade carente necessitada de cuidados médicos de Pomerode, bem como pelo noticiado pela imprensa local, o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, vem realizando cortes e reduções no fornecimento de medicamentos para as pessoas usuárias do sistema único de saúde nos Municípios do Estado.

Em Pomerode, a situação é gravíssima. Há vários munícipes carentes e necessitados que precisam de medicamentos de uso contínuo que não são mais fornecidos pelo Estado, ou então, são fornecidos com extremo atraso.

É fato notório que o Brasil vem atravessando uma séria crise financeira que repercute diretamente na arrecadação dos entes federados. Ainda assim, a conta desta crise não pode ser repassada para a população carente necessitada de atendimento médico. A saúde, como serviço essencial à garantia da dignidade da pessoa humana, precisa ter tratamento prioritário e atenção especial em relação aos demais gastos públicos.

Com saúde não se brinca, por mais que seja necessário o corte de gastos públicos e medidas de austeridade fiscal, o corte não pode se dar em detrimento da vida dos cidadãos catarinenses carentes que necessitam de medicamentos e não possuem condições financeiras de arcarem com seus custos.

Independentemente do valor, a economia que o Governo Estadual pretende obter com o corte ou com a redução em questão é insignificante em comparação ao prejuízo à saúde da população carente de baixa renda que necessita de tratamento de saúde adequado pelo Poder Público.  

Aliás, em se tratando de arrecadação de receitas estaduais, vale ressaltar que Pomerode, Município de porte pequeno com população de 30 mil habitantes, encontra-se dentre as cidades catarinenses que mais arrecadam ICMS para o Estado. Assim, o mínimo que se pode esperar é que pelo menos uma pequena parcela desta receita retorne ao nosso Município em forma de recursos para a saúde.

Diante destes fatos, entendemos que é preciso levar ao Governo do Estado, em especial à Secretaria de Saúde, o repúdio dos cidadãos de Pomerode/SC ao corte ou à redução no fornecimento de medicamentos destinados aos usuários do SUS nos Municípios catarinenses.

Moção 9/2016 em 26/07/2016
.: Veja Mais :. MOÇÃO DE HOMENAGEM AOS 100 ANOS DO BANCO DO BRASIL EM SANTA CATARINA.

O Banco do Brasil completará no dia 15 de setembro, 100 anos de existência em Santa Catarina. A primeira agência do BB aberta no Estado foi inaugurada em setembro de 1916, no centro histórico do município de Florianópolis/SC.

Para celebrar seu centenário em Santa Catarina estão previstos para os próximos meses eventos em todo o Estado envolvendo os colaboradores e as comunidades. O Banco já iniciou uma campanha de arrecadação de roupas, calçados e cobertores e realizará, no decorrer do ano, uma campanha de doação de alimentos.

Além das ações citadas acima, para valorizar a presença do BB e o cuidado com o Meio Ambiente, o BB lançará um movimento para distribuição de mudas/sementes de árvores em cada Município do nosso Estado, envolvendo as comunidades locais e semeando um futuro próspero.

Com a inauguração da agência Estilo Santa Mônica, em março de 2016, o Banco do Brasil alcançou o número de 327 dependências em atividade em Santa Catarina contando com 4.889 colaboradores, além doa 2.020 terminais de autoatendimento e 269 unidades de Banco Postal.

Importante pontuar que o Banco do Brasil é um dos principais agentes indutores do desenvolvimento do agronegócio em Santa Catarina, com mais de 60% de participação no mercado de crédito desse segmento. Foi aplicado na safra 2015/2016 R$ 4 bilhões em Santa Catarina. Na Agricultura familiar são atendidas mais de 97 mil famílias.

Na contribuição ao segmento Pessoa Física citamos o saldo de R$ 3,54 bilhões emprestados para clientes e a carteira de crédito imobiliário do BB do Estado que apresentou em 2015 um saldo de R$ 1.282 bilhão. Já para o segmento de Pessoa Jurídica, o saldo de crédito concedido pelo BB às empresas catarinenses chegou a R$ 6,14 bilhões.  

Cabe destacar a contribuição dada pelo Banco do Brasil ao social, com o apoio ao Microcrédito Produtivo Orientado, beneficiando 22 mil empreendedores catarinenses e com desembolso de R$ 268 milhões, posição até novembro de 2015, além de disponibilizar uma linha de crédito exclusiva para pessoas com necessidades especiais.

Em Santa Catarina, 3.150 clientes foram atendidos com o BB Crédito Acessibilidade em operações que somaram R$ 22,3 milhões.

Cabe destacar ainda, a parceria do Banco com o Setor Público tanto para a proposição de novas soluções, quanto no apoio à implementação de suas políticas públicas. Parceria que se traduz em negócios realizados: R$ 6,65 bilhões em Fundos Governo, R$ 386 milhões em depósitos judiciais, R$ 202 milhões em Poupança, R$ 1,39 bilhão em Depósitos a Prazo.

O Banco do Brasil em Santa Catarina também atua na concessão de crédito ao Governo do Estado, por meio do financiamento de obras de infraestrutura que totalizam mais de R$ 3 bilhões.

A atuação do Banco do Brasil em Santa Catarina também abrange a nossa cidade. A agência de Pomerode, foi inaugurada em 28 de outubro de 1982 e, a partir de 10 de janeiro de 1993, passou a contar com sede  própria, onde até hoje se estabelece.

A Agência possui 14 (quatorze) funcionários e 1 (um) menor Aprendiz,   1/3 da população de Pomerode possui conta no BB (Pessoa Física)

e esta agência é responsável por 90% do financiamento do Crédito Rural no Município, com ênfase na Agricultura Familiar.

A atuação do Banco do Brasil em Pomerode é uma das responsáveis pela modernização do parque Fabril das empresas, financiando, maquinas e equipamentos (FINAME, Proger), bem como financiamento para Capital de Giro;

Também é por meio da Agência de Pomerode que são concedidas Linhas de financiamento de FIES, proporcionando a realização do sonho de muitos jovens ingressarem no Curso Superior.

Há também a Linha de Crédito denominada MPO ( Micro Credito Produtivo Orientado) linha destinada para empreendedores de Pequeno Porte, tanto para capital de Giro como para Investimento.

Não podemos esquecer de mencionar o BB Credito Acessibilidade: Linha de crédito para financiamento de bens e serviços voltados para pessoas com necessidades especiais, desde aparelhos de surdez, óculos e cadeira de rodas, Única instituição financeira a disponibilizar essa linha de crédito.

A agência de Pomerode também tem parceria com a Prefeitura Municipal de Pomerode e a Câmara de Vereadores.

Por fim, queremos destacar e parabenizar ao Banco do Brasil pelo grande trabalho que vem sendo feito em prol dos catarinenses e em especial ao município de Pomerode.

Assim, vimos por meio desta moção, prestar nossas homenagens mais sinceras aos 100 anos de atuação do Banco do Brasil em Santa Catarina

Moção 8/2016 em 19/07/2016
.: Veja Mais :. MOÇÃO DE REPÚDIO À FALTA DE DEFENSORIA PÚBLICA EM POMERODE

No início de 2013 o Governo do Estado de Santa Catarina instalou a Defensoria Pública em nosso Estado, órgão responsável por garantir a defesa dos direitos e o acesso à justiça das pessoas carentes, isto é, de todos aqueles que não tem meios próprios de arcar com custos de um advogado.

A partir deste momento, o Governo Estadual rompeu a parceria que tinha com a Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina e parou de pagar os advogados que se voluntariavam para defender o direito das pessoas carentes.

Este rompimento gerou e continua gerando um prejuízo enorme para a população carente do Estado, pois a Defensoria Pública do Estado não possui recursos para garantir o direito de todas as pessoas hipossuficientes de nosso Estado. É o caso de Pomerode, município no qual inexiste sede da Defensoria Pública.

A ausência de sede da Defensoria Pública do Estado em Pomerode faz com que a nossa população carente fica complemente abandonada e desassistida, sem qualquer meio de poder ingressar em juízo na busca de seus direitos.

Assim, vimos por meio desta Moção, manifestar nosso absoluto repúdio à falta de sede da Defensoria Pública Estadual em Pomerode/SC.

Moção 7/2016 em 28/06/2016
.: Veja Mais :. MOÇÃO DE HOMENAGEM À:

Carlos Kennedy Witthoeft

É com absoluta convicção que afirmo que o homenageado desta noite é a uma das pessoas que mais trabalhou pela vida e pela saúde neste país.

Carlos Kennedy Witthoeft, nascido  em : 31 de dezembro de 1963, é natural de Itajaí,  mas escolheu a cidade de Pomerode para morar.

No dia 19 de março de 2007,  sua mãe teve uma hemorragia e exames apontaram câncer no útero.  Conforme ele mesmo relatou: “Ela tinha o coração fraco, não daria para fazer cirurgia e nem quimioterapia, só radioterapia para dar mais qualidade de vida, mas não a cura”.

Desesperado e na busca de um tratamento que pudesse salvar a vida de sua mãe, Carlos tomou conhecimento de que pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos tinham desenvolvido e distribuíam uma substância que poderia potencialmente curar a doença de sua mãe, trata-se da fosfoetanolamina sintética. Assim, entrou em contato com o coordenador dos estudos, o professor Gilberto Orivaldo Chierice, e conseguiu as cápsulas.

Com início do tratamento, houve  melhora no quadro clínico de sua mãe. Ela passou a ter disposição para atividades do dia a dia que não mais despenhava por falta de força e em pouco tempo passou a estar curada.

A comunidade pomerodense acompanhou a surpreendente melhora da saúde de sua mãe e muitas pessoas passaram a pedir o medicamento a Carlos para que o mesmo pudesse curar outros enfermos acometidos de câncer.

A partir da comprovação da efetividade do medicamento, Carlos, munido da vontade de ajudar as pessoas, entrou em contato com o professor Gilberto e pediu a fórmula da fosfoetanolamina sintética para que ele mesmo, com a ajuda de sua amada esposa, pudesse vir a fabricá-la.  

Desse momento em diante, Carlos e sua amada esposa, a Senhora Aridina Gutknecht Withoeft, que deus a tenha, dedicaram suas vidas para a produção da fosfoetanolamina sintética, a fim de que este medicamento pudesse salvar vidas daqueles que sofriam de câncer. Trabalhavam de maneira altruísta, pensando apenas em ajudar as pessoas e salvar vidas.

Mas, no fim de junho de 2015 a produção cessou. Uma denúncia levou a polícia ao imóvel e a Vigilância Sanitária apreendeu o material, sob a justificativa de que o medicamento não era autorizado pela ANVISA  e, o que tornava sua produção ilegal. Por tal razão, Carlos passou 17 dias preso e foi indiciado por falsificação de medicamento.

A sua prisão foi um choque muito grande para sua amada esposa. No dia em que saiu da cadeia com um habeas corpus, Aridina passou mal. Ela foi internada e, após dias na unidade de terapia intensiva (UTI), faleceu em 1º de agosto, em decorrência de um aneurisma.

Diante deste pequeno relato, podemos perceber todo o amor e dedicação que Carlos demonstra para o próximo.

É em razão de sua brilhante história de vida que ele já foi homenageado pelo Senado Federal e pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, e outros Municípios.

Assim, a Câmara Municipal de Pomerode vem, por meio desta moção, prestar as mais sinceras homenagens ao Senhor Carlos Kennedy Witthoeft.

Sala das Sessões, 28 de junho de 2016.

   Página 1 de 21    
Proposição

Aviso
Direitos Autorais © 2001 Lancer Soluções em Informática Ltda.
Legislador® WEB - Desenvolvido por Lancer Soluções em Informática Ltda.
versão do sistema
31/03/2017 - 1.18.4-39

Quando desejar a pesquisa com mais de uma frase ou palavra, separar as frases (palavras) com ” ; ” e selecionar a opção ” e ” ou ” ou ”.

EX: Verbete: E   OU
       Este exemplo irá selecionar a palavra " hospital " E a frase " orçamento anual ".