Página 1 de 21    
Proposição
Moção 9/2017 em 24/10/2017
.: Veja Mais :. Na sessão de hoje, esta Casa Legislativa, vem apresentar Moção ao Jornal A Cidade pelos 15 anos de existência e pelo compromisso com Pomerode e com a região.

Em Outubro de 2002 foi sugerida, por um grupo de pessoas, a criação de um meio de comunicação impresso para atender um público diferenciado em Pomerode.  A partir desta sugestão reuniões ocorreram com a Diretoria da Rádio Pomerode da época e foi dado início ao projeto com alterações  futuras.

Assim, com as sócias Marli Fredel Mohr e Gertrudes Eskelsen, surgiu o Jornal A Cidade. Jornal este que iniciou com circulação local e edição quinzenal. As edições passaram a circular sempre nos dias 08 e 22 de cada mês regularmente.

Em 2006  com a desvinculação da primeira diretoria de apoio, foram feitas algumas alterações no formato do jornal e o mesmo passou a ter uma abrangência mais regional, atendendo também, através de seus exemplares, as cidades de Rio dos Cedros, Timbó e Indaial, além de Blumenau.

No ano de 2010, houve uma tentativa, temporária, com a circulação 3 edições mensais. Tal tentativa teve por objetivo analisar o mercado e verificar a possibilidade do jornal circular também semanalmente. Após a análise do mercado publicitário, constatou-se a inviabilidade desta circulação.

Em 2011, foi mantida a edição quinzenal. Edição esta que contém 12 páginas.

Destaca-se que o Jornal A Cidade se consolidou graças ao compromisso de não apenas informar, mas também de colaborar com os processos de transformação.

Também menciona-se que o Jornal A Cidade, neste período foi um dos primeiros jornais no Vale do Itajaí a lançar em sua página na internet a TV Online, documentando grandes eventos em Pomerode e na região.

Porém, ressalta-se que em 2016, houve retração no mercado brasileiro, devido às incertezas do mesmo. E não diferente, as empresas dos meios de comunicação notaram ventos desfavoráveis.

Era preciso inovar. Era preciso aprimorar.

O crescimento significativo das redes sociais, como uma ferramenta, trazendo informações com maior rapidez e atingindo um público maior colaborou com mais uma opção do Jornal aos cidadãos.

O Jornal A Cidade seguindo a tendência do mercado na informação via internet, criou seu site e posteriormente, sua página social no Facebook.

Destaca-se ainda que durante todo este período, muitas barreiras, muitas dificuldades foram superadas, mas a dedicação, o comprometimento, o amor ao trabalho de levar a informação aos cidadãos pomerodenses e da região permaneceram; e, esta postura de acreditar que desafios fortalecem, que para tudo existe uma razão, o Jornal A Cidade completou no dia 22 de outubro de 2017, seus 15 anos de atividades e de existência no mercado.

Atualmente o Jornal A Cidade continua sendo dirigido por Marli Fredel Mohr, como diretora geral e por Geison de Oliveira. Ronildo Mohr também é responsável e está à frente dos trabalhos, René Eskelsen cuida das reportagens da região, Adelmo Muller é o jornalista responsável, além de outros colaboradores eventuais.

Portanto, Pomerode tem uma longa história na comunicação, e mesmo com as dificuldades existentes, os cidadãos da nossa Pomerode, da nossa região são muito bem informados. São os mais bem informados do nosso país, com meios de comunicação de destaque.

Aos colaboradores, aos leitores e aos que são assinantes deste periódico, a equipe Jornal A Cidade, agradece e parabeniza, pois, além de serem o patrimônio do Jornal, contribuem com a continuidade da circulação do mesmo e com a continuidade da informação.

Parabéns Jornal A Cidade pelos seus 15 anos de informação no Vale do Itajaí.

Moção 8/2017 em 29/08/2017
.: Veja Mais :. Através desta Moção, externo, assim como os demais vereadores, o profundo pesar pelo falecimento da jovem jornalista, FRANCIELLE ANDRESSA PEREIRA FURTADO FERREIRA.

FRANCIELLE ANDRESSA PEREIRA FURTADO FERREIRA nasceu no dia 23.11.1985 e partiu da vida terrena no dia 23.08.2017. Alcançou a idade de 31 anos, ou seja, tinha toda uma vida pela frente. Deixou enlutados: seu esposo, Luís Felipe Ferreira; sua mãe, Janete Luíza Wollick; seu irmão, Felipe Luís Wollick de Souza;  seus avós maternos,  Edeltraut e Alidor Wollick, a Omi e o Opi, assim carinhosamente chamados pela Fran; sua dinda do coração, Mônica Wachholz; demais familiares; equipe Testo Notícias, amigos e conhecidos.

Francielle era jornalista reconhecida pelo seu significativo trabalho a frente do Jornal Testo Notícias; um veículo de comunicação de extrema relevância para a sociedade pomerodense.

O nome Francielle Furtado Ferreira é parte importante da história da comunicação em Pomerode e no Médio Vale do Itajaí. Qualquer cidadão que vive em Pomeriode ou na região se dá conta disso.

Francielle era delegada da Associação de Imprensa do Médio Vale do Itajaí em Pomerode. Trabalhou em diversos veículos de comunicação do Vale do Itajaí, tais como: Rádio Nereu Ramos, RIC Record, Band, TV Galega, Jornal de Pomerode e como anteriormente mencionado, seu último trabalho, Jornal Testo Notícias.

Francielle lutou veementemente contra o câncer e incentivou demais pessoas. Destaco um trecho publicado nas redes sociais:

“Se eu conseguir, gostaria de plantar uma sementinha no coração e na cabeça de cada um que tirar um tempo lendo esse "desabafo reflexivo"! Aí vai (sem lamentação, sem tristeza, sem "mimimi", mas com MUITA verdade): Câncer, minha gente, não é contagioso. Não se "pega" ou "contrai o vírus" do câncer. Os portadores dessa doença continuam sendo tão humanos como sempre fomos. Câncer não "passa" em beijo, abraço, aperto de mão. Não passa pra pessoa que respirar ou sentar ao lado de quem tem. O câncer não torna a pessoa repugnante. Repugnante é quem acha que essa doença tão cruel é transmissível”!

E Francielle continua! Continua com questionamentos, continua com uma mistura de revolta, esperança, gratidão e principalmente amor. Esse amor! Fato é que sem amor, sem esperança, nada seríamos. Seguem mais palavras de Francielle Furtado Ferreira:

“Você se questiona, questiona a vida, questiona sua crença, sua religião. Questiona Deus. É... Questiona mesmo! Porque parece que tudo de ruim acontece de uma vez e o barco vai afundando no meio do oceano de esperança e fé.

Eu choro, grito (mesmo que por dentro), sinto medo, raiva, revolta. Eu sinto dor. E a dor na alma dói mais do que aquela do corpo, que só morfina dá jeito. Mas pra emoção, pros sentimentos, pra alma, não há morfina, não tem remédio. Nesses momentos carinho, afagos, amor, mensagens de preocupação, de "estamos contigo", amenizam aquele sentimento que vai corroendo por dentro e parece nunca ter fim. Embora o caminho mais cheio de pedras esteja quase lá. Mesmo diante do medo, da desconfiança, às vezes da descrença, da derrota de muita gente frente a essa doença tão, tão cruel.

Diante desse relato de hoje, mesmo ainda bem abalada, massacrada por dentro, eu quero vencer. Eu VOU vencer! Por mim, pela minha família, pelos meus amigos, pelos meus sonhos e planos: VOU VENCER! E eu só posso agradecer todas as pessoas, todos vocês que de longe ou de perto estão comigo. Obrigada a cada um de vocês, do fundo do meu coração. Vocês me animam e me encorajam. Vocês são especiais”!

Lindas palavras! Bela mensagem a todos nós!

E assim Francielle passou! Passou como uma estrela em nossas vidas! Um ser humano qualificado, preparado. Um ser humano claro, objetivo na arte de trabalhar as palavras.

Pomerode! Ah, Pomerode está de luto ao perder esta excelente profissional da comunicação! Pomerode está de luto ao perder uma pessoa tão jovem e tão especial!

Porém, a nossa eterna boneca Barbie, assim por muitos era conhecida e como se autodenominava, não será esquecida, mesmo tendo uma passagem breve em nosso horizonte. Mas, nesta breve passagem, essa guerreira, a Fran, espalhou sua luz e o seu brilho. Brilho este que é e será duradouro!

Francielle Furtado Ferreira continuará a viver no coração de todos aqueles que a amaram e que ainda a amam.

FRANCIELLE FURTADO FERREIRA, que Deus, com sua imensa sabedoria e misericórdia, possa confortar seus familiares e amigos nesse momento de dor e de saudades. Descanse em paz!

E que a arte de trabalhar as palavras, dom ímpar de Francielle, continue em outro lugar, onde você Fran estiver!

Uma pessoa nunca morre realmente, se a mantivermos viva na nossa mente e no nosso coração.

Moção 7/2017 em 22/08/2017
.: Veja Mais :. Através desta Moção, externo, assim como os demais vereadores, o profundo pesar pelo falecimento do servidor público, CARMO KOEPP.

CARMO KOEPP nasceu no dia 22.09.1977 e faleceu no dia de hoje, 22.08.2017. Alcançou a idade de 39 anos. Deixou enlutados: sua mulher, Elizabete Gonçalves Lemos Koepp; suas 3 (três) filhas, Alexia, Maria e Isabele Koepp; seus pais, Isolde e João Koepp; demais familiares; amigos, profissionais da Educação e conhecidos.

Carmo residia na Rua Otto Behling, no bairro Testo Rega. Era servidor público. Iniciou no Município de Pomerode em 1998, em caráter temporário.

Atuou como professor em diversos estabelecimentos de ensino, tais como: Escola Rodrigues Alves, Escola Almirante Barroso, Escola Desativada Professor Vidal Ferreira no Wunderwald, Escola Extinta Friedrich Goede em Pomerode Fundos, Escola Duque de Caxias, Escola Hermann Guenther.

Em 2001 foi colocado à disposição para lecionar nas Creches Domiciliares.

No ano de 2002 foi nomeado como Professor de Educação Infantil com lotação no Centro de Educação Infantil Reimar Ehlert na Rua Rega II.

Em 2007 foi nomeado como Professor Regente no Centro de Educação Infantil Reimar Ehlert.

Em Março de 2017 foi nomeado como Diretor do Centro de Educação Infantil Rosa Borck.

Pomerode acordou consternada! Pomerode está em luto!

A morte de Carmo Koepp, tão repentina, enluta não somente seus familiares, amigos, profissionais que compõem a Rede Pública Municipal de Ensino, mas também toda a sociedade pomerodense.

Carmo era uma pessoa muito conhecida e respeitada por sua conduta dedicada à Educação. Era muito exigente e compromissado com as suas funções. No bom português: “vestia a camisa”.

Atuou na rede pública municipal de ensino por aproximadamente 20 (vinte) anos.

Aos seus familiares, especialmente a sua esposa, Elizabete e as suas 3 (três) filhas, Aléxia, Maria e Isabele, sinceras condolências; salientando que esta Casa Legislativa não poderia se refutar a esta homenagem.

Que Deus, com sua imensa sabedoria e misericórdia, possa confortar a todos nesse momento de dor e de saudades.

Moção 6/2017 em 22/08/2017
.: Veja Mais :. Através desta Moção, externo, assim como os demais vereadores, o profundo pesar pelo falecimento do amigo MARCIO BLODORN.

MARCIO BLODORN nasceu no dia 03.11.1961 e partiu da vida terrena no dia 21.08.2017. Tinha 55 anos. Deixou enlutados: sua mulher, Rosita Blodorn; sua filha Tânia Schoenfelder; seu genro Patrick Schoenfelder; sua neta Eduarda Schoenfelder, a Duda; demais familiares; amigos e conhecidos.

Marcio era uma figura pública, bem conhecida em nossa Pomerode, principalmente na sua região, Testo Rega.

Márcio Blodorn era mecânico e iniciou sua profissão em 1974. Iniciou cedo. Com 13 anos. Interessante citar que se deslocava diariamente com sua monareta até o seu primeiro emprego: a Oficina Mecânica Testo Central, da família Dallmann, no bairro Testo Central. Ainda trabalhou em outras oficinas, tais como: Oficina Mecânica Volkmann do Sr. Rudi Mass (em direção ao bairro Pomerode Fundos), Celmak no Centro, Oficina Mecânica do Sr. Ingo Volkmann na Rua Vila Nova também no Centro, próximo ao SAMAE.

Desde 2006, Márcio, tinha a sua própria oficina, a Jucar, localizada na Rua Morro Strassmann (em sua casa), no bairro Testo Rega.

Márcio era conhecido como Juca ou Jucabum, pois era fã de um desenho: a Quadrilha de Morte.  Nesse desenho, os 7 gangsters bonzinhos defendem Penélope Charmosa, a mocinha. Defendem Penélope do personagem Dick Vigarista. Penélope no desenho usa roupas da cor rosa.

Marcio, durante a gravidez de sua filha Tânia, comprou um buggy. Com o tempo ele montou todo o buggy, e a Duda, sua neta, que é fã da Penélope Charmosa, ganhou do Opa Márcio o buggy rosa.

Marcio era uma pessoa brincalhona, carismática e mesmo com a doença enviava mensagens positivas a todos. Aqui menciono uma passagem. Minha mãe, Célia, quando estava no hospital com o meu avô, que faleceu este ano, Marcio apareceu e disse: “Zeca você sairá dessa. Dona Célia tudo ficará bem”. Márcio era muito querido pela minha família. Nós dois, nas redes sociais, debatíamos sobre política e ele pegava no meu pé quando o meu Flamengo perdia.

E na data de ontem, quando soube do ocorrido, pela minha mãe, meu dia não prestou mais. Pensei na hora: como nos falta sensibilidade em perceber que algo mudou! Márcio tinha sumido das redes sociais! Não conversava mais comigo no inbox! E fica aqui um recado: temos que estranhar o estranho!

E com todo o respeito à família, destaco aqui um trecho que debatemos nas redes sociais sobre política. Eu mencionei em Abril desse ano: “o governo quer um povo ignorante”. Márcio respondeu: “Se depender de mim não vai ter não. Posso não ter muito estudo em escolas, mas a escola da vida é o que mais me ensinou”.

Praticamente finalizando essa moção, peço licença à Tânia, para citar a linda mensagem que ela fez ao seu pai, Marcio Blodorn: “Então Pai, chegou mais um Dia dos Pais...queria estar comemorando como nos outros anos, mas esse ano a situação é diferente...seu estado de saúde é muito delicado e estamos lutando com unhas e dentes, com a garra que é tão comum na nossa família, para ver você sair dessa...Não está sendo fácil, essa doença é tão cruel e é muito difícil ver você emagrecendo e sofrendo cada dia mais..."Força", "Fé em Deus", "Vai dar tudo certo"...foi o que mais nós ouvimos nos últimos tempos...mas infelizmente nada disso diminui o seu sofrimento (e o nosso também!)...Como presente, queria muito poder oferecer a sua cura, mas esse presente só Deus pode te dar!Enquanto isso, nós seguimos orando por esse milagre e agradecemos cada dia feliz que passamos ao seu lado!!!Obrigada por ter sido esse pai tão alegre e espirituoso e esse avô tão dedicado e apaixonado pela neta!Nós? Seguimos com fé em Deus, com a força necessária pra encarar esse momento tão difícil e com a esperança que tudo dê certo no final!!!FELIZ DIA DOS PAIS!!”. E na data de ontem, no dia que Márcio nos deixou, Tânia, sua filha comunica: “o guerreiro descansou”.

Descansou Família Márcio Blodorn! E de fato foi um grande guerreiro! Está em outro andar neste momento, olhando pela Senhora Dona Rosita, por você Tânia, por você Patrick, por você, pequena Duda. Olhando pelos familiares, pelos amigos, pelos conhecidos. Olhando por Pomerode. Enfim, está conversando e trocando ideias com o meu avô. Ambos nos enviarão forças positivas, sabedoria e discernimento em nossas vidas!

MÁRCIO BLODORN, que Deus, com sua imensa sabedoria e misericórdia, possa confortar seus familiares e amigos nesse momento de dor e de saudades.

Finalizando: Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; - João 11:25

Moção 5/2017 em 15/08/2017
.: Veja Mais :. Os vereadores abaixo signatários apresentam, nos termos regimentais;

Moção de Repúdio à inclusão de Pomerode no Projeto da Região Metropolitana de Blumenau

JUSTIFICATIVA:

Pomerode é uma cidade que se destaca por possuir uma identidade própria bastante pronunciada, sendo inclusive famosa como "Cidade mais alemã do Brasil". Esta personalidade do município encontra-se refletida em seus costumes, arquitetura, predominância de construções horizontais e grande quantidade de áreas verdes.  Ao longo de sua existência como município, desde 21 de janeiro de 1959, Pomerode encontrou caminhos que permitiram seu desenvolvimento mantendo essa sua identidade, que é vista pelos munícipes como um patrimônio a ser preservado.

Adicionalmente, temos ainda índices de desigualdade, criminalidade e miséria mais baixos do que em outros locais, tendo sido inclusive eleita a "Cidade mais igualitária do Brasil" (Atlas da Exclusão Social 2015). Acreditamos que esta qualidade de vida resulta do forte envolvimento comunitário e do senso de propriedade que os moradores têm de seu município - que, em nossa interpretação, tende a ser enfraquecido por uma centralização de diversas decisões e parte da administração. Por estes motivos, julgamos necessário que Pomerode preserve sua independência para autodeterminação de seus caminhos e escolhas, que em um projeto de Região Metropolitana restaria cerceada, não obstante benefícios que tal projeto possa trazer. Cabe lembrar que o assunto foi primeiramente apresentado de forma resumida à Casa Legislativa de Pomerode, mas quando levado pelos vereadores ao público em geral foi percebida uma forte desaprovação pela comunidade e pelas Entidades Representativas.

Manifestamos, portanto, nossa solicitação para que Pomerode não seja incluída nesta Região Metropolitana de Blumenau.

Moção 4/2017 em 01/08/2017
.: Veja Mais :. Observação: Esta Moção foi substituída pela Moção nº 5/2017 ( Moção de Repúdio).

MOÇÃO DE APOIO

Os vereadores abaixo subscritos, no uso de suas prerrogativas regimentais, nos termos do Regimento Interno, requerem que após ser ouvido o Plenário desta Casa, encaminhe a seguinte Moção de Apoio ao projeto de criação da Região Metropolitana de Blumenau.

A Câmara de Vereadores de Pomerode, Estado de Santa Catarina, registra Moção de Apoio integral à criação da Região Metropolitana de Blumenau, que trás uma série de benefícios o municípios que farão parte, podendo ter um plano de desenvolvimento integrado da região, planos de ampliação do minha casa minha vida e maior compensação federal por serviços prestados aos demais integrados.

Sendo assim, emitimos a presente Moção, para que todas as autoridades e a imprensa saibam que esta Câmara Municipal, referenda tais sugestões, em busca de um Brasil melhor e mais justo para todos, apoiando a criação imediata da Região Metropolitana de Blumenau.

Diante destes fatos, entendemos que é preciso levar à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, o apoio incondicional dos cidadãos de Pomerode/SC ao projeto apresentado, para criação imediata da Região Metropolitana de Blumenau.

Moção 3/2017 em 04/07/2017
.: Veja Mais :. Trombudo Central, pequena cidade localizada na região do Alto Vale do Itajaí, cidade pequena porem muito produtiva, onde vivia a família Hoffmann, trabalhadora que dependiam do cultivo na roça para tirarem o seu sustento e criarem seus filhos.

Para mais uma alegria do Senhor Alfredo Hoffmann e da Senhora Wally Hoffmann, nascida Gessner, no dia 24 de fevereiro de 1956, nascia mais um filho, o então homenageado de hoje, SIMOND HOFFMANN.

SIMOND morou e trabalhou até os 19 anos com seus pais. Após, saiu de casa e foi morar um período na cidade de Rio do Sul, onde fez um curso no SENAI e logo veio morar pra Pomerode, onde iniciou sua atividade profissional na empresa NETZSCH DO BRASIL.

Mas voltando um pouco, aos 15 anos Simond conheceu a Dona Nilza que morava em Agronômica, separados por um moro que era a divisa entre Trombudo Central e Agronômica.

Casaram-se no dia 26 de março de 1977 e logo foram abençoados com o nascimento do primeiro filho, Adilson Hoffmann, que nasceu no dia 10 de dezembro de 1977. E depois, entre muito trabalho e conquistas, no dia 29 de maio de 1983, nasceu a filha, Simone Hoffmann.

Simond não deixou a família Hoffmann de lado. Foi ele quem abrigou os irmãos Fredi e Ralf quando vieram à Pomerode.

A irmã Traudi veio mais tarde também para constituir seus negócios em Pomerode.

Os demais irmãos Renato e Raimundo vivem até hoje da agricultura.

Na vida profissional, Simond foi muito dedicado, o perfeccionismo e comprometimento com as suas atribuições, o levaram ao sucesso pela Netzsch do Brasil, viajou à Alemanha para buscar conhecimento. Pela importância como colaborador, recebeu prêmios em reconhecimento do seu trabalho.

Depois de aposentado, constituiu suas próprias empresas, nos ramos comerciais e construção civil.

Conquistou importantes desafios durante a vida, resultado de sua determinação. Lutou a vida toda para manter a saúde e conforto da família. E buscou ser justo em todas situações, sendo um exemplo às pessoas do seu redor.

Mas nem tudo foi perfeito. A perda precoce do irmão Ralf Hoffmann que foi marcada pela brutalidade e pouco tempo depois de sofrer um assalto em sua residência, foi diagnosticado com Leucemia Mielóide Aguda, a mais severa das leucemias.

Simond e a família não desanimaram, foram determinados em alcançar a cura, porém para isso necessitaram muita ajuda de outras pessoas. Esta ajuda vinha de doações de sangue e plaquetas, cadastros de doadores de medula, apoio psicológico e muitas, mas muitas orações.

Em 2015 conseguiu um doador 100% compatível e realizou o transplante no dia dois de outubro em Curitiba. Foi extremamente pesado mas no mesmo ano a medula nova começou a trabalhar no seu corpo com sucesso.

Retomou seus trabalhos e até um livro escreveu com o título “PARA DEUS NADA É IMPOSSIVEL” Lucas 1.37, com subtítulo “A HISTÓRIA DE SIMOND HOFFMANN”.

Infelizmente final de 2016 a doença voltou, e com muita agressividade. Tanto que a partida já era eminente para toda equipe médica.

Muita luta, muita fé, no último dia 27 de junho, Simond nos deixou. Faleceu no Hospital Santa Catarina, em Blumenau, causa da morte foi a falência de múltiplos órgãos , Leucemia mielóide aguda. Deixando enlutados a esposa Nilza, filhos Adilson e Simone, sua mãe Dona Wally, irmão e demais familiares e amigos.

Com a partida dele, muitas pessoas lembram daquilo que ele ensinou e conquistou, e sabem o quanto ele foi determinado. A luta pela vida foi até o último sopro. Nunca, nunca desistiu, mesmo imaginando que sua partida estava próxima pela dor extrema que sentia tomando conta de seu corpo. A esperança de ver os netos crescerem e de usufruir desta alegria o motivaram durante esta maligna doença que dominava seu corpo. Porém Simond já tinha a certeza de seu lugar junto com nosso Senhor.

E por isso precisamos nos animar e não desistir.

LIVRO - Para você ter uma lavoura de milho, você tem que cultivar a terra, plantar o milho, e Deus dá tudo o que ela necessita. Quando estiver maduro você tem que colher, aí sim você faz a sua parte. Assim também e com Deus, temos que fazer a nossa parte. Aceita Jesus na tua vida hoje! Amanhã pode ser tarde! O que você esta esperando? Amém!

Simond Hoffmann

Pomerode, 30/08/2016

Moção 2/2017 em 23/05/2017
.: Veja Mais :. MOÇÃO DE HOMENAGEM PÓSTUMA A NELSON KEUNECKE

Esta homenagem nasce do profundo reconhecimento, por parte daqueles que tiveram a oportunidade e a satisfação de conviver com o nosso homenageado, não apenas do parceiro de lutas, mas também de marido amoroso, de um pai zeloso e de um homem de caráter ímpar e de uma imensa generosidade.

Nascido em 21 de setembro de 1938, era uma personalidade conhecida e marcante na cidade. Deixa-nos uma série de exemplos que nos torna muito orgulhosos de seu legado. Foi Vereador em Pomerode pelo PSD de 01/02/1983 a 31/12/1988. Era assíduo frequentador dos eventos da cidade, tendo desfilado por anos na Festa Pomerana com seu cavalo Pingo. Membro frequente do Clube de Cavaleiros e das partidas de bocha.

Na política sempre foi uma pessoa extremamente compromissada com as diretrizes partidárias e com o desejo de construir um mundo melhor para todos. Apoiador e grande defensor daqueles que gozavam de sua confiança e fiel aos preceitos ideológicos do partido.

Dono de bom humor e de positivismo contagiante. Era apaixonado pela vida e fará muita falta aos que ficam.

Faleceu aos 78 anos em 12 de maio de 2017.

A família Keunecke, ainda sensibilizada com o falecimento de seu esposo, pai e avô, Nelson Keunecke agradece a todas as homenagens e manifestações de carinho recebidas e a todos aqueles que se fizeram presentes em um momento tão difícil.

A sua ausência abre uma lacuna nos corações daqueles que o estimavam, porém o legado deixado fará com que jamais seja esquecido e isso conforta a todos, mesmo privados da sua presença física, continuará habitando o coração dos que lhe eram queridos.

Que a alegria, a força e a simplicidade do Seu Nelson sejam exemplos para todos nós.

Moção 1/2017 em 02/05/2017
.: Veja Mais :. MOÇÃO DE APOIO

Os vereadores abaixo subscritos, no uso de suas prerrogativas regimentais, nos termos do Regimento Interno, requerem que após ser ouvido o Plenário desta Casa, encaminhe a seguinte Moção de Apoio ao projeto 3722/2012 de autoria do Deputado Federal Rogério Peninha Mendonça.

A Câmara de Vereadores de Pomerode, Estado de Santa Catarina, registra Moção de Apoio integral ao projeto 3722/2012, que: Disciplina as normas sobre aquisição, posse, porte e circulação de armas de fogo e munições, cominando penalidades e dando providências correlatas e Altera o Decreto-lei nº 2.848, de 1940 e revoga a Lei nº 10.826, de 2003 (Estatuto do Desarmamento).

Sendo assim, emitimos a presente Moção, para que todas as autoridades e a imprensa saibam que esta Câmara Municipal, referenda tais sugestões, em busca de um Brasil melhor e mais justo para todos.

Diante destes fatos, entendemos que é preciso levar à Câmara dos Deputados, em especial ao Plenário da casa Legislativa e ao Deputado Federal Rogério Peninha Mendonça, o apoio incondicional dos cidadãos de Pomerode/SC ao projeto apresentado, sob número 3722/2012.

Moção 13/2016 em 06/12/2016
.: Veja Mais :. MOÇÃO DE HOMENAGEM À:

YASMIN JANDRE PISKE

DANIEL AUGUSTO RADUENZ

ODAIR LUIZ DOS SANTOS

Venho utilizar a Tribuna no dia de hoje, pois tenho o prazer de submeter à análise dos senhores e senhora vereadores desta Casa, uma moção de homenagem para reconhecer o trabalho de uma jovem, um jovem e um técnico. Pomerodenses que com muito esforço e comprometimento se dedicam ao máximo para levar o nome de nossa cidade ao Brasil e ao mundo por meio da prática do atletismo.

Tenho a honra de descrever a biografia vencedora destes três cidadãos pomerodenses que muito nos orgulham.

YASMIN JANDRE PISKE

Estuda no 9º ano da Escola Básica Municipal “Dr. Amadeu da Luz” em Testo Alto, tem 14 anos. É filha de IVAN DANIEL PISKE e CHIRLENE DENISE JANDRE, nascida em 02 de MAIO de 2002 em Pomerode. Iniciou sua carreira esportiva em 2010, onde obteve várias conquistas na modalidade de Natação.

Em 2011 continuou participando em diversos eventos na Natação e foi campeã no Xadrez dos Jogos Estudantis. Em 2012, 2013 e 2014 foi premiada em diversas modalidades como Punhobol, Handebol, Futsal, Voleibol, Xadrez, Salto em Altura e Lançamento de Pelota. Também foi medalha de prata no Moleque Bom de Bola em 2013, 2014 e 2015.  Em 2015 suas principais conquistas foram no Atletismo nas provas de Lançamento de Disco e Arremesso de Peso.

Mas foi o atletismo que Yasmin encontrou sua grande motivação no esporte. Em 2013 iniciou seus treinamentos de atletismo com o Professor Odair dos Santos, carinhosamente conhecido como Professor Chico, quando ele fazia escolinha em alguns polos em nossa cidade, portanto, o professor vinha também uma vez por semana na Escola Amadeu para incentivar os alunos a praticarem a modalidade de Atletismo. No início Yasmin fez um pouco de lançamento de dardo, mas logo o professor Chico percebeu a capacidade da Yasmin na prova de arremesso de peso.

Em 2015 começou a treinar com mais intensidade, hoje faz treinos todos os dias da semana e ainda nas 2ªas , 4ªas e 6ªs feiras reforça o trabalho de treinamento com força muscular na academia.

Em 2016 até o presente momento foi campeã no Arremesso de Peso e Lançamento de Disco no Festival de Atletismo e bronze na modalidade de voleibol nos microrregionais dos JESC (Jogos Escolares de Santa Catarina) em Gaspar. Vice-campeã no arremesso de peso e no lançamento de disco na Etapa Estadual do JESC, 3º lugar no Estadual Sub-16 em Jaraguá do Sul e Campeã nos Jogos Escolares da Juventude, etapa Nacional que aconteceu na Paraíba na cidade de João Pessoa onde conseguiu a vaga para representar o Brasil agora no mês de Dezembro numa competição internacional que acontecerá na Colômbia.

DANIEL AUGUSTO RADUENZ

Estuda no 8º ano da Escola de Educação Básica Municipal Professora Noemi Vieira de Campos Schroeder, em Testo Central Alto, tem 13 anos.  É filho de GERALDO RADUENZ e IVAIRTA AUGUSTA DE OLIVEIRA, nascido em 06 de julho de 2003 em Pomerode. Iniciou sua carreira no Atletismo em 2012, quando começou a participar dos treinamentos com o professor Chico.

Sua grande inspiração veio através de seu irmão mais velho, Alisson Alberto Raduenz, vice-campeão brasileiro sub-16 no lançamento de dardo este ano e que também já trouxe outros muitos resultados para o atletismo de Pomerode. Daniel conta que seu sonho era uma parede cheia de medalhas, e como o irmão Alisson já estava com um bom número de medalhas, foi no embalo e começou a treinar o Atletismo também.

É um atleta de muita força e sua prova principal é o Lançamento de dardo, mas este ano começou a treinar lançamento de martelo também e já conseguiu excelentes resultados. Suas últimas e principais conquistas foram: 1º lugar no Micro-regional dos JESC no lançamento de dardo, 1º lugar no Estadual dos JESC no lançamento de dardo, com este resultado no Estadual do JESC conseguiu a vaga para participar de 20 a 29 de setembro dos Jogos Escolares da Juventude na Paraíba na cidade de  João Pessoa, onde conseguiu o 1º lugar nos no lançamento de dardo. E sua última competição foi no Campeonato Estadual Caixa Sub-14 em Jaraguá do Sul onde quebrou dois recordes: na prova de lançamento de dardo e também no lançamento de martelo.

Daniel conta ainda, que se apaixonou pelo atletismo, apesar de ter potencial para praticar outros esportes, disse “que nenhum outro esporte me tira do Atletismo, pois o Atletismo é minha segunda casa e o professor Chico é meu segundo pai”.

ODAIR LUIZ DOS SANTOS

O Professor e técnico Odair Luiz dos Santos, nasceu em 12 de maio de 1990, em São Jorge D'Oeste, no Paraná.  Com um ano de idade sua família se mudou para Pomerode.  Fez o Ensino Fundamental na Escola Básica Municipal Olavo Bilac e o Ensino Médio na Escola Estadual Erwin Curt Teichmann, fez ensino superior em Educação Física pela Uniasselvi, em 2011 se formou em licenciatura plena e em 2013 no bacharelado.

Professor Chico, já foi atleta de lançamento de dardo e está no seu quarto ano de trabalho e nesses anos já foram conquistados para nossa cidade 13 medalhas de nível nacional pelos seus atletas e uma medalha a nível sulamericano.

É um desafio diário para a descoberta de caminhos que possibilitam a lapidação de grandes talentos. Professor Chico tem toda uma preparação técnica e física programada para cada um de seus atletas. Porém, a parte psicológica é a mais complicada. Pois apenas durante as competições o Professor Chico consegue descobrir como cada um de seus atletas responde a pressão da competição, vitória, derrota e sucesso. O professor Chico sempre conversa francamente com cada atleta sobre as possibilidades de resultado de cada um.

Para a competição dos Jogos Escolares Brasileiros da Juventude, de forma inédita numa delegação catarinense composta por 26 atletas e seis destes atletas serem de Pomerode, a cidade com maior número de atletas e ainda trazendo três medalhas de ouro e uma de bronze para nossa cidade e Estado.

E ainda Professor Chico foi como técnico da seleção catarinense nesta competição na Paraíba e agora para a competição internacional, nossa grande alegria, um técnico de Pomerode sendo convocado para ser técnico da Seleção Brasileira para os Jogos Sul Americanos da Juventude na cidade de Medelin na Colômbia. Para nós de Pomerode, realmente é um motivo de muito orgulho e um merecido trabalho sendo reconhecido a nível municipal, estadual e nacional. Parabéns Professor Odair dos Santos,

Esse simples gesto de reconhecimento da importância e relevância do que esses atletas e seu professor fazem é o mínimo que podemos dar, mas ainda podemos fazer muito mais ao continuar apoiando e defendendo uma educação integrada com o esporte, um sistema de competições locais e a continuidade e melhoria dos projetos de desenvolvimento de atletas, não só para formação de futuros atletas profissionais, mas, principalmente, para se utilizar o esporte como instrumento de inclusão social, tolerância entre as diferenças e formação de futuros cidadãos de bem. Assim, vimos por meio desta moção, prestar nossa homenagem.

Parabéns professor Chico! Parabéns aos atletas!

Sala das Sessões, 06 de dezembro  de 2016.

   Página 1 de 21    
Proposição

Aviso
Direitos Autorais © 2001 Lancer Soluções em Informática Ltda.
Legislador® WEB - Desenvolvido por Lancer Soluções em Informática Ltda.
versão do sistema
31/03/2017 - 1.18.4-132

Quando desejar a pesquisa com mais de uma frase ou palavra, separar as frases (palavras) com ” ; ” e selecionar a opção ” e ” ou ” ou ”.

EX: Verbete: E   OU
       Este exemplo irá selecionar a palavra " hospital " E a frase " orçamento anual ".