Câmara Municipal de Vereadores de São Lourenço do Oeste

Abertura da Sessão

Leitura da Ata

Expediente

Palavra Livre - Vereadora, Vania Baldissera, PMDB

No espaço do tema livre a vereadora Vania Baldissera comentou que no último dia 07 de abril teve a satisfação de participar do ato de assinatura de convênio no Hospital da Fundação onde esteve presente o deputado estadual Valdir Cobalchini, vereadores Alex Tardetti, Marlice Perazoli e Secretário Executivo da ADR senhor Walmor Pederssetti, onde o deputado destinou de sua cota do fundo social, 150 mil reais, para o Hospital da Fundação, vendo isso com alegria por ser um incremento no orçamento do hospital para o custeio, para que continuem melhorando os equipamentos e a estrutura do hospital. Falou que o deputado em seu pronunciamento frisou que anos atrás tínhamos o hospital do Doutor Macarini, do Doutor Bruno e tínhamos no município de Galvão, ainda tem em Campo Erê, mas está se descredenciando do SUS, restando na região o Hospital da Fundação pelo qual devemos empenhar nossos esforços para que cada vez mais se estruture para atender a população, sejam pacientes do SUS ou de convênios, sejam de São Lourenço do Oeste ou dos municípios que fazem parte da nossa região. Destacou ainda neste ato a presença do Deputado Federal Celso Maldaner. Parabenizou a patronagem do CTG Amizade Sem Fronteiras pelo 28° Rodeio Crioulo Interestadual, realizado nos dias 08, 09 e 10 de abril de 2016, por estarem incentivando a cultura e a tradição gaúcha. Ressaltou que não é gaúcha, mas é descendente, e gosta muito do Rio Grande do Sul, da tradição e da cultura gaúcha. Disse que foram 3 dias de festas e muitas pessoas visitaram São Lourenço do Oeste em razão desse evento. Falou da sua participação na 6ª Conferência Municipal da Cidade, fase municipal realizada, no dia 11 de abril de 2016, com a participação de três excelentes palestrantes que falaram muito bem sobre a função social da cidade e da propriedade, destacando a palestrante Adriana a qual disse que para cumprir a função social da cidade é preciso que os seus componentes em especial a propriedade urbana seja ela pública ou privada também cumpra com sua função social, garantindo no mínimo saneamento básico, plano de mobilidade, segurança, espaços públicos de qualidade e habitação de qualidade. Já o palestrante Sidney, abordou sobre inclusivas, participativas e socialmente justas, e a representante do ministério das cidades Lucia Maria Mendonça falou sobre como garantir a função social da cidade dando ênfase para a mobilidade urbana e os fez refletir sobre que cidades queremos. Falou que esteve visitando São Lourenço do Oeste o Deputado Federal Valdir Colatto e na ocasião conversou com ele sobre a emenda de 100 mil reais que era para ser destinada ao Hospital da Fundação e veio para o município, dizendo que o presidente do partido Alex Tardetti solicitou uma audiência e irão conversar com o prefeito, para ver se é possível repassar esses recursos para o hospital da fundação.

Palavra Livre Vereador, Edilso Paulo Ranzan, PSDB

O vereador Edilso Ranzan falou que nas andanças que tem feito tem recebido muitos pedidos especialmente sobre a recuperação de estradas e no dia de hoje recebeu mensagem da senhora Maria Alice Dal Piva Muller de Linha Bender, que colocou a situação da estrada e encaminhou algumas fotos, dizendo que realmente é complicada a situação do povo que mora lá, sugerindo a colocação de telão e retroprojetor no plenário para que conseguisse colocar as imagens de nosso município, pois realmente é de ficar indignado, porque se diz que as estradas estão boas, mas recebe pedidos diariamente, assim como outros vereadores também devem receber. Disse que gostaria que o presidente da Casa entrasse em contato com o Secretário de Agricultura para que se tome providências a respeito dessa situação, caso contrário irá até o local para certificar como está a estrada e se não for consertada irá procurar os meios de comunicação para fazer essa divulgação, até porque os eleitores exigem, pois quando vão até as casas a procura de votos se comprometem quando há necessidades coletivas, e essa é uma necessidade da comunidade e das pessoas que por lá circulam, transporte escolar e caminhões que transportam as produções. Falou que na semana passada esteve lá e hoje ouviu pela rádio a questão que se encontra nosso antigo Parque da Efaislo, citando que os empresários tiveram que pagar do bolso, um hidrante, dizendo que lhe parece que no passado não acontecia isso, pois tem empresas instaladas lá há seis anos e nunca viram uma situação como essa. Citou que se pode observar que as sarjetas não foram limpas, por isso que a água corre pelo centro das ruas. Falou ainda da dificuldade de acesso, tanto dos ônibus que transportam os trabalhadores, como dos caminhões pesados que fazem as cargas e descargas, assim como a sinalização que é um desejo dos empresários. Disse ainda que logo no acesso, saindo do trevo se vê o desleixo. Relembrou sobre a iluminação da rua Gílio Rezzieri, que é uma vergonha, são 4 anos que estão pedindo, sendo que a escola instalada nesta rua tem um número grande de alunos e a situação é complicada, assim como para os vários moradores da rua, os quais merecem atenção e respeito do poder público, pois pagam Iptu e iluminação. Disse que sempre pagou seu Iptu à vista, mas esse ano optou por pagar parcelado já que não recebe nada de serviço. Citou que tem uma ação na justiça há mais de 20 anos e não se viu decisão nenhuma, por isso gostaria que chegasse o momento que a justiça bloqueasse a conta da prefeitura municipal como já fez num certo momento, para que talvez se providenciasse o pagamento, porque os cidadãos tem que pagar os impostos em dia e para receber é muito difícil, assim como na área da agricultura, tendo como exemplo seu pai que tem uma pequena propriedade, mas é um agricultor com maior movimento econômico, quando precisou, mesmo sendo o diretor, teve que pagar pelos serviços em sua propriedade, dizendo que essa situação precisa ser repensada.

Palavra Livre - Vereador, Alex Tardetti, PMDB

O vereador Alex Tardetti usou o espaço para fazer duas referências, a primeira sobre os noticiários que esteve acompanhando sobre a prefeitura de Vitorino que estará fiscalizando os terrenos baldios, citando que em São Lourenço  do Oeste existe lei municipal, inclusive de autoria desse vereador, dizendo que essa notícia deveria ser veiculada nos meios de comunicação de São Lourenço do Oeste se estivessem fazendo, expondo que percebeu que alguns terrenos estão sendo limpos, talvez por precaução ou pelos vereadores estarem pedindo que deixem os terrenos limpos, e que bom que alguns proprietários estão tomando essa consciência, mas a prefeitura tem que ficar atenta e cobrar dos proprietários. Expôs que elaborou dois ofícios de vizinhos para que a prefeitura de posse desse documento autue o proprietário, mas acontece que às vezes os donos dos terrenos nem são daqui e os vizinhos sofrem com isso. A segunda referência é sobre o cenário político nacional, dizendo que acompanhou na noite passada que a comissão especial do impeachment em que foi aprovado por 38 a 27, agora vai para a Câmara dos Deputados para a votação do impeachment, e se passar com 342 votos, ou seja, 2/3 vai para o Senado e se tiver 2/3 no Senado a presidente é cassada e se tiver metade e mais um, ela é licenciada por 180 dias. Citou que se sabe que a Câmara dos Deputados sempre se preocupou em proteger cada um de seu partido, tanto que o terceiro poder, o judiciário, teve que tomar a frente com a operação lava jato, dizendo que os políticos de todos os partidos falharam, e de nada adianta agora culpar partido a ou b, não existem partidos que agora são inocentes ou que no passado não fizeram nada, existe uma sistematização política no país, e isso não é de agora. Perguntou se existe um nome no país que se nomeado presidente acabaria com a crise política, pois não consegue visualizar ninguém. Tanto é que em uma entrevista falou que mesmo que a presidente Dilma seja afastada acredita que não solucionará a crise, pois nem o Michel Temer assumindo terá competência para solucionar a crise, dizendo que deve haver na Câmara ou no Senado uma reunificação das forças, pois se isso não acontecer não vai solucionar a crise, pois vemos no país uma polarização, e como basicamente são 2 partidos, Psdb e Pt, e sempre se tem uma guerra de conflitos entre eles, e muitas vezes lhe parece que a guerra politica é partidária e não é pró país, então no momento que pararem de um subjugar o outro, talvez seja o início de reativar o país, mas sempre se escuta o Pt falar mal do Psdb e o Psdb falar mal do Pt. Disse que talvez o momento seja de sentar e fazer uma alusão ao futuro do país, e se os partidos parassem um pouco de pensar nos partidos e pensar no país, acredita que talvez seja esse o primeiro passo.

Palavra Livre - Vereador, Valmir Luiz Maboni, PT

O vereador Valmir Maboni disse que comunga com a ideia da questão da fiscalização dos terrenos baldios, dizendo que tem cobrado bastante da administração, pois deve haver multa e vigilância maior porque não vai acabar com essa questão. Falou ainda que já percebeu no vereador Alex Tardetti uma análise um pouco mais realista de nosso país, e está entendendo o que está acontecendo em nosso país, assim como a população Brasileira tem percebido que o problema de nosso país é realmente da ordem política, ressaltando que são todos os partidos, pois não acredita que tem algum partido que se salva, porque nessa última lista, dos 316 políticos, ou personalidades, são 24 partidos envolvidos em desvio de dinheiro, corrupção e algo mais. Falou que realmente aquela história de estar incriminado o PT está caindo por terra, o povo está entendendo que a presidente Dilma não cometeu nenhum crime de responsabilidade fiscal. Todos estão vendo que a comissão que se instalou, foi formada para julgar a presidenta, e sobre o parecer dos 38 que votaram a favor do impeachment, 35 estão com o nome na justiça por algum crime contra a ordem pública. Questionando que comissão é essa. Falou que dos 513 deputados federais, 303 enfrentam algum tipo de penalidades na justiça, estão sendo investigados ou estão respondendo processo. Expôs ainda que o cara que está comandando o Congresso Nacional se chama Eduardo Cunha, e está podre, sabendo que existem pessoas de bem em todos os partidos, e inclusive estão lá ajudando, e no Psdb também existem pessoas boas, o problema era que o Pt estava sendo criminalizado, pois logo depois da eleição a oposição disse que queria recontar os votos porque houve fraude nas eleições e surgiram comentários até de que a Dilma Rousseff não poderia governar. Expôs que se continuar essa briga ninguém poderá governar o país, pois tirar a Dilma para colocar o Temer ou o Cunha, quem vai governar, acreditando que é preciso haver sensatez. Teceu comentários sobre o que vem ocorrendo, dizendo que estão querendo dar golpes, estão querendo impedir que o lula volte à Presidência do Brasil, inclusive já está liderando as pesquisas, e o terceiro golpe é que quem deu liberdade para a polícia começar as investigações nas roubalheiras foi o governo, porque antes tinha um engavetador, citando que é preciso parar com essa investigação e criminalizar alguns que estão lá, assim cessa toda essa investigação, por isso se vê nas manifestações muita gente indo para as ruas protestar contra a corrupção, assim como o PT, que é um dos partidos que mais está protestando contra a corrupção, dizendo que não concorda com a retirada da presidente que foi legitimamente eleita por 54 milhões de votos, pelo fato de dizer que ela cometeu crime de responsabilidade, que está na Constituição o impeachment, mas para isso tem que haver um fato concreto de responsabilidade fiscal e não uma questão política onde que alguns se aliaram para tirar a presidente legitimamente eleita. Disse estar confiante de que a presidente Dilma Rousseff irá continuar até o final do mandato.

Palavra Livre - Vereador, Ilvo Gabriel Ioris, PSD

O vereador Ilvo Ioris fez menção as considerações do vereador Edilso Ranzan, dizendo que sabe das reivindicações e sobre a iluminação pública, e tem conhecimento de causa, por ter sido Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano por 3 anos e 3 meses, e em 07 de março de 2016 acompanhou a assinatura da ordem de serviço de 11 ruas, que foram contempladas e o investimento foi de 425 mil reais, dizendo que esses compromissos ficam para ser executados, uma vez que todos nós pagamos pela iluminação e temos direito, expondo que agora como vereador irá cobrar e buscar cada vez mais melhorias, citando que o prazo de execução é de 4 meses, e ficará atento para fazer as cobranças. Comentou que outra reivindicação que sempre recebeu foi sobre as estradas e agora que assumiu a vereança já recebeu pedidos, dizendo que realmente os agricultores estão reivindicando melhorias nas estradas, estando nessa Casa para contribuir e ajudar no que for de seu alcance, pois ficará do lado do povo para ajudar no que for possível.

Palavra Livre - Vereador, Agustinho Assis Menegatti, PSDB

O vereador Agustinho Menegatti expôs que estaria respondendo as vereadoras Vania Baldissera e Marlice Perazoli, citando que não foi sua intenção ofender a vereadora Vania, mas felizmente ou infelizmente as máquinas foram na propriedade x e como esse vereador foi chamado, se dirigiu até o local. Falou para a vereadora Marlice que esse vereador não foi Secretário Municipal e sim Gerente de Infraestrutura Urbana e não deixou de atender ninguém no interior, pois seu serviço era na cidade. Esclareceu que foi consertar a estrada da Gruta de Presidente Juscelino até na comunidade de Santo Antonio, porque o prefeito lhe pediu, assim como foi fazer a terraplenagem do pavilhão da comunidade do Lageado Antunes, por 4 finais de semana, talvez por incompetência do gerente que lá estava. Falou para o vereador Edilso Ranzan que esteve em São Roque e o pessoal lhe chamou para ver a estrada que vai para Platanéia, pois nos 2 ou 3 km que pertencem a São Lourenço do Oeste, se o motorista não conhecer a estrada e não desviar buracos, tomba o caminhão. Falou que na Platanéia onde começa o município de Novo Horizonte a estrada parece é um tapete, pois isso que esse vereador pede para que não discriminem as pessoas e atendam a todos. Falou que tinha em mãos a foto da patrola de São Roque que está quebrada há mais de 90 dias, e a outra está quebrada na garagem, a retroescavadeira está quebrada há mais de 10 dias, expondo que esse vereador foi lá na coordenadoria na sexta-feira passada, e os funcionários estavam na garagem da prefeitura, às 14h30, claro que não conseguem arrumar as estradas, se o governo não arruma nem as máquinas, como é que irão consertar as estradas da Efaislo, onde temos várias indústrias, onde há mais de 2 anos não passa uma máquina. Parabenizou o Jotha Antunes da Rádio Estação FM, pelo trabalho excelente que vem exercendo na emissora, pois a população está falando, não é mais o vereador, porque os vereadores falar aqui não adianta. Foram entrevistados os funcionários das indústrias e os empresários, mas o problema continua, dizendo que esse vereador esteve lá esses dias, e como costuma ir verificar, pode falar. Expôs ainda que começou agora o processo de impeachment e o primeiro passo foi dado, o povo agradece, e vem o segundo passo agora, dizendo que devem parar com a corrupção, falou que o PT não está lá por política, é por corrupção e inclusive houve na eleição passada para Presidente da República, e ainda o PT pagou 400 reais por dia para virem fazer bagunça nas ruas, por isso pensa que os militares tem que voltar.

Palavra Livre - Vereadora, Marlice Perazoli, PMDB

A vereadora Marlice Perazoli fez menção sobre a verba repassada pelo Deputado Valdir Cobalchini para o Hospital da Fundação, dizendo que essa verba vai ajudar na compra de remédios e produtos de limpeza, que são as prioridades para nosso hospital, entidade essa que presta relevantes serviços para São Lourenço do Oeste e municípios vizinhos. Comentou que o hospital de Campo Erê está passando por dificuldades e se descredenciou do SUS. Parabenizando a patronagem do CTG Amizade Sem Fronteiras pela organização do rodeio, realizado de 8 a 10 de abril de 2016, falando que o momento da Ave Maria é o melhor momento para se participar. Disse que na parte da manhã participou da 6ª Conferência das Cidades, expondo que os palestrantes foram excelentes, lembrando que no ano passado ou retrasado apresentou indicação pedindo para que em cada bairro onde estão sendo criados novos loteamentos, que a área que o loteador doa para o poder público que fosse feito um bosque ou local para caminhadas. Citou que em uma das palestras do professor Sidney, ele frisou a importância desses locais de lazer para os moradores. Falou ainda que um dos casos mais preocupantes são as pessoas do meio rural que vem para o urbano, citando que em 2020, 90% de nossa população estará vivendo no setor urbano, sendo preocupante e nos faz analisar porque que o custo de vida está se tornando mais caro. Falou ainda da palestrante Adriana Baldissera a qual frisou a necessidade de bom planejamento em nossa cidade e não só pensar nos interesses, citando que pode perceber isso no plano diretor participativo, onde muitas coisas precisavam, mas outras eram por interesses. Falou que devemos pensar no melhor para a nossa sociedade e não em si. Fez menção as políticas setoriais, de habitação e saneamento básico, para fazer de nossa cidade um local bom para se viver.

Intervalo

Ordem do Dia

Encerramento da Sessão

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.

Política de privacidade