Câmara Municipal de Três Corações - MG

Requerimento nº 178/2021
de 19/04/2021
Reunião
19/04/2021
Deliberação
26/04/2021
Situação
Proposição Aprovada
Assunto
Saúde e assistência social
Autor
Vereador
VINICIUS PINTO DUTRA.
Documento Oficial
Texto

O Vereador que abaixo assina, fundamentado no art. 170 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Três Corações, vem solicitar o envio do presente requerimento ao Chefe do Poder Executivo, no qual requer ao setor competente da Prefeitura Municipal e ao Comitê Gestor de Prevenção e Enfrentamento à Pandemia Covid-19 que nos informe:

- Neste momento de pandemia, precisamos estar atentos ao anseio da comunidade e não podemos ser omissos, então solicito a justificativa da Secretária de Saúde e principalmente do Comitê Gestor de Prevenção e Enfrentamento à Pandemia Covid-19 de não ter sugerido à Secretária de Saúde a aquisição do remédio Xarelto (princípio ativo Rivaroxabana) para pacientes que receberam alta?

- Solicito quais os medicamentos o Comitê Gestor de Prevenção e Enfrentamento à Pandemia Covid-19 deliberou para a Secretária de Saúde estar adquirindo para atender aos anseios da comunidade neste momento? Favor encaminhar as atas com as deliberações.

- Relatório de farmacêutico ou médico, do farmacêutico responsável, informando se a Varfarina (Marevan) tem eficácia comprovada nos pacientes que necessitam de tratamento pós Covid-19?

- A quantidade de dispensação de Varfarina (Marevan) desde abril de 2020. Se possível, identificar para quantos casos, através do arquivo das receitas, foram para pacientes em tratamento pós Covid-19?

Complemento

Segundo estudos, com auxílio de farmacêuticos capacitados, o melhor anticoagulante neste momento seria o Xarelto, como informações descritas abaixo.

Os anticoagulantes que podem ser utilizados pós Covid-19:

A) Enoxaparina (CLEXANE®), injetável. Boa ação, efeitos satisfatórios para evitar trombólise e embolos tanto periférica quanto pulmonar, entretando só encontrado na forma  de injetável, sendo um fator limitante na sua administração pelo paciente ou seu cuidador.

B) Varfarina (MAREVAN®), molécula antiga, e no nível de evidência, demonstra eficácia, mas a longo prazo, para se ajustar a dose é necessário monitoramento semanal através de exames laboratoriais como coagulograma. Os níveis de evidência demonstram um alto índice de efeitos indesejáveis como hemorragias, antes de se conseguir acertar a dose.

C) Ácido Acetil salicílico (AAS): pouco eficaz  no tratamento de trombose, mas utilizado confirma profilática.

D) Rivaroxabana (XARELTO®): droga eficaz no combate a trombose profunda e na formação de embolos pulmonares, apresenta menos efeitos colaterais sobre os mesmos medicamentos da mesma classe, administrado por via oral, sendo uma comodidade na administração deste medicamento pelo paciente ou cuidador. Não requer administração de um profissional para administrar como a Enoxaparina, respeitando o distanciamento solicitado na pandemia.

Importante ressaltar que está claramente demonstrado nessa pandemia a desigualdade social no nosso município. O custo desse medicamento é elevado, como demonstro nos orçamentos realizados no dia 29/03/2021 em três farmácias de nosso município. É necessária sensibilidade para as pessoas que mais precisam, é necessário cuidar dessas pessoas!

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.

Política de privacidade