Câmara Municipal de Marialva

Projeto de Lei Ordinária (L) 19/2021
de 13/12/2021
Situação
Sancionado / Promulgado (Lei nº 2476/2021)
Trâmite
13/12/2021
Regime
Ordinário
Assunto
Institui o "O dia", "A Semana", "O Programa"...
Autor
Vereador
Luciano da Silva Dario.
Documento Oficial Arquivo Anexo1 Trâmite
Ementa

Súmula: Inclui o evento de ciclismo Cross-Country Maratona (XCM) Capital da UVA Fina, no Calendário Oficial de Eventos do Município (COEM) do Município de Marialva.

Texto

Art. 1º Fica incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município (COEM) do Município de Marialva, o evento de ciclismo Cross-Country Maratona (XCM) Capital da UVA Fina, a ocorrer, anualmente, no 3º (terceiro) final de semana de agosto.

Art. 2º Para a realização do evento, poderão ser firmadas parcerias e convênios com universidades, escolas, empresas privadas, comércio, indústria, ONGs, entidades governamentais e não governamentais.

Art. 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Edifício Dr. Jerson Caponi de Melo, Sala das Sessões da Câmara Municipal de Marialva, Estado do Paraná, em 04 de novembro de 2021.

Vereador autor: Luciano da Silva Dario.

Aprovado por unanimidade em 1ª discussão e votação, em 08 de novembro de 2021.

Aprovado por unanimidade em 2ª discussão e votação, em 22 de novembro de 2021.

Aprovado por unanimidade em 3ª discussão e votação, em 29 de novembro de 2021.

Edifício Dr. Jerson Caponi de Melo, Sala das Sessões da Câmara Municipal de Marialva, Estado do Paraná, em 30 de novembro de 2021.

Paulo Cesar da Silva

Presidente

Rafael Ferreira de Oliveira

1º Secretário

Sheila Gabarron Ricci

2ª Secretária

Complemento

JUSTIFICATIVA

Esta lei visa incluir no Calendário Oficial de Eventos do Município (COEM) do Município de Marialva, o evento de ciclismo Cross-Country Maratona (XCM) Capital da UVA Fina a ocorrer, anualmente, no 3º (terceiro) final de semana de agosto. A data foi escolhida visto que já existe em nosso município a Lei Municipal nº 2220/2018, que institui a “Semana Municipal de Incentivo ao Ciclismo” na semana do dia 19 de Agosto, data em que se comemora o "Dia Nacional do Ciclista".

Marialva conta com exuberantes paisagens nas áreas rurais e com percursos desafiadores, o que torna a cidade uma referência para o ciclismo no Brasil. As estradas têm locais próprios para treinos dos atletas marialvenses e de centenas de atletas da modalidade em toda região.

Assim, ao estabelecer a realização do evento Cross-Country Maratona (XCM) Capital da UVA Fina no mesmo período da “Semana Municipal de Incentivo ao Ciclismo”, visa-se concentrar as ações destinadas a fomentar o ciclismo em nossa cidade e valorizar nossas paisagens e belezas naturais.

O Cross-Country Maratona (XCM) Capital da UVA Fina vem ocorrendo em nossa cidade, por meio da iniciativa e suporte das equipes de ciclistas de Marialva. O evento traz visitantes à nossa cidade e movimenta nossa economia. Portanto, a inclusão deste evento em nosso Calendário Oficial visa torná-lo oficial em nosso município e dar visibilidade para que seja possível alcançar ainda mais pessoas.

O Cross-Country (XC) é a modalidade de Mountain Bike (MTB) mais praticada no Brasil, devido a facilidade de encontrar locais para praticar. E, assim como outras modalidades do MTB, o XC também é dividido em algumas categorias. As mais conhecidas são o Cross-Country Maratona (XCM) e o Cross-Country Olímpico (XCO).

A Cross-Country Maratona (XCM) é caracterizada por ser uma maratona de longos percursos, que variam de 60 a 120 quilômetros. Os trechos podem variar entre terra, trilhas e asfalto. Uma de suas características é que o percurso não pode ter nenhum trecho em que os atletas passem duas vezes pelo mesmo local e as distâncias sobre o asfalto, ou rotas pavimentadas, não podem superar 15% do percurso total.

Desta maneira, solicita-se aos nobres vereadores a aprovação deste projeto de lei por unanimidade.

Luciano da Silva Dario

Vereador autor

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.

Política de privacidade