Câmara Municipal de Três Corações - MG

Projeto de Lei Ordinária 5575/2022
de 15/08/2022
Situação
Retirado / Rejeitado / Vetado / Arquivado
Trâmite
15/08/2022
Regime
Ordinário
Assunto
Dispõe sobre
Autor
Vereador
MAURÍCIO MIGUEL GADBEM.
Documento Oficial Capa do Projeto Anexo1 Trâmite
Ementa

Dispõe sobre a inclusão da disciplina de Robótica Educacional, na rede de ensino, no âmbito do Município de Três Corações/MG.                                                 

Texto

Art. 1º Fica disposto à inclusão na grade escolar e extracurricular das escolas públicas municipais de ensino fundamental a disciplina de Robótica Educacional, no Município de Três Corações.

Art. 2º A Secretaria Municipal de Educação deverá se incumbir da regulamentação do disposto nessa Lei.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, nos termos do art. 174 da Lei Orgânica Municipal.

Complemento

Justificativa:

A presente proposição dispõe sobre a inclusão da disciplina de Robótica Educacional, na rede de ensino, no âmbito do Município de Três Corações/MG.

A robótica educacional é um ramo da tecnologia e da educação que abrange computação eletrônica e mecânica, sendo um sistema que envolve engenharia mecânica, programação e aprendizado educacional dinâmico. Os processos robóticos podem ser controlados por intermédio de circuitos integrados, associados à automação.

Com a ascensão de tecnologias aplicadas ao ensino, a robótica educacional vem sendo incorporada por escolas de diversos países. Seja como parte da grade curricular obrigatória, disciplina extracurricular ou integrando outras matérias, a construção de robôs tem o poder de transformar o processo de aprendizagem,, tornando as aulas mais divertidas e atrativas. Também desperta os alunos para o campo científico de um jeito simples, partindo de problemas do cotidiano para mostrar o funcionamento de dispositivos tecnológicos.

Desde o final do século 20, a humanidade vem sendo influenciada pela internet e a consequente digitalização, que alcança todos os setores, modificando a forma como consumimos, vivemos, nos relacionamos e aprendemos. Assim, as novas gerações se informam e necessitam de dinâmicas diferenciadas para construir conhecimentos, uma vez que têm informações à disposição em tempo real, bastando uma simples pesquisa no Google. Embora essa seja uma realidade percebida há anos, muitas escolas permanecem utilizando metodologias tradicionais, criadas em um tempo em que nem se sonhava com os computadores, smartphones e robôs.

A proposta que apresentamos é dotar nossas escolas de uma metodologia de ensino mais ativa, formando alunos proativos, que assumam a responsabilidade por seu processo de aprendizagem. Outros propósitos incluem: aumentar o interesse por temas científicos e tecnológicos, facilitar o aprendizado de disciplinas como física e matemática, proporcionar interações entre alunos e professores, enriquecer a grade curricular, fortalecer o espírito crítico e a resolução de problemas através de novas ferramentas, promover a aproximação entre estudantes de diferentes perfis, evidenciar as conexões entre as disciplinas distintas e sua aplicação no cotidiano, preparar os estudantes para o mercado de trabalho repleto de vagas não preenchidas no campo da tecnologia.

Estimulo ao raciocínio e ao desenvolvimento da criatividade preparam o aluno para o futuro. É isso que queremos para nossa cidade! A robótica educacional é uma metodologia que emprega a tecnologia e conceitos de várias matérias para gerar conhecimento e um produto tangível, que é a máquina. Quando aplicada na rotina escolar, ela potencializa o aprendizado, favorecendo um maior envolvimento por parte dos alunos e permitindo que os professores tornem as aulas mais dinâmicas.

Por tudo isso, peço aos nobres Pares dessa Casa Legislativa, a aprovação deste projeto que, mesmo simples em seu escopo, visa estender a qualidade do ensino de nossa gente!

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