Câmara Municipal de Três Corações - MG

Projeto de Decreto 167/2021
de 08/09/2021
Situação
Sancionado / Promulgado (Lei nº 11/2021)
Trâmite
08/09/2021
Regime
Ordinário
Assunto
Concede
Autor
Mesa Diretora
CARLOS EDUARDO SILVA DE OLIVEIRA, FABIANO JERÔNIMO, WESLEY MICHEL REZENDE DARDAQUE.
Documento Oficial Trâmite
Ementa

Concede a Medalha do Mérito Legislativo “Presidente Itamar Augusto Cautiero Franco” ao Senhor Braz Guimarães Chediak.                                                                 

Texto

Art. 1º Fica concedida a Medalha do Mérito Legislativo “Presidente Itamar Augusto Cautiero Franco” ao Senhor Braz Guimarães Chediak .

Art. 2º A entrega da Medalha, objeto deste Decreto Legislativo, dar-se-á na sessão Solene do Aniversário da Emancipação Político-Administrativa do Município de Três Corações.

Art. 3º Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação, de acordo com o art. 174 e §1º da Lei Orgânica Municipal.

Complemento

JUSTIFICATIVA:

Senhora Vereadora,

Senhores Vereadores,

      Vimos por meio deste apresentar-lhes o presente Projeto de Decreto Legislativo, que concede ao respeitável Senhor Braz Guimarães Chediak a Medalha do Mérito Legislativo “Presidente Itamar Augusto Cautiero Franco”.

      Braz Chediak incontestavelmente é um Tricordiano Ilustre.

      Ator, Escritor, Roteirista e Diretor de Cinema e Teatro, possui uma longa e admirável trajetória.

      Como escritor iniciou suas atividades em 2005, ano em que participou da Antologia “Crime feito em casa”, da Editora Record, organizada pelo escritor Flávio Moreira da Costa, contribuindo com o conto “O Peixinho Dourado”.

      Em 2010 publicou seu livro intitulado “Cortina de Sangue – Uma Aventura de Popeye”, romance publicado pela Editora Mirabolante.

      Em 2017 publicou um livro de crônicas intitulado “Uma Corruíra na Varanda”, obra que foi publicada pela Editora Penalux e 1001 Trovas. A versão digital do livro foi disponibilizada para aquisição pela AMAZON.

      Além das obras anteriormente citadas, Braz Chediak teve sua biografia publicada através do livro “Braz Chediak – Fragmentos de uma vida”, pela Editora Imesp – Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

    

      Como roteirista iniciou sua trajetória trabalhando no roteiro do filme “Na onda do iê-iê-iê”, lançado em 1966.

      Em 1967 trabalhou no filme “Mineirinho Vivo ou Morto”, obra de gênero “policial” escrita pelo ator e diretor de cinema Aurélio Teixeira.

      Ainda em 1967 trabalhou no roteiro do filme “A Lei do Cão”; obra dirigida pelo ator, diretor e produtor Jece Valadão.

      O ano de 1968 foi extremamente produtivo e repleto de trabalhos extraordinários. Neste ano Braz trabalhou nos filmes “Os Viciados”, primeira obra cinematográfica de sua carreira; “Juventude e Ternura”, obra do ator e diretor Aurélio Teixeira e “As Sete Faces de um Cafajeste”, comédia dirigida por Jece Valadão, trabalhada também em parceria com Hélio Block .

      Em 1969 trabalhou no roteiro do filme “O Matador Profissional” e no filme “A Navalha Na Carne”, obra produzida por Jece Valadão.

      No ano de 1970 atuou profissionalmente no roteiro do filme “Meu Pé de Laranja-Lima”, drama produzido para a Herbert Richers.

        Ainda em 1970 trabalhou no filme “Dois Perdidos Numa Noite Suja”, obra baseada na peça teatral produzida pelo escritor Plínio Marcos.

        Em 1973 trabalhou no roteiro do filme “Os Mansos”, filme composto por um elenco repleto de artistas de peso, como a atriz Sandra Bréa, o ator Ary Fontoura, entre outros. Nesta mesma obra Braz Chediak lançou o escritor Paulo Coelho como ator.

        Em 1974 trabalhou no roteiro do filme “Banana Mecânica”, comédia que possui tal denominação para fazer referência ao filme “Laranja Mecânica”, na época proibido no Brasil.

        No ano de 1975 trabalhou no roteiro do filme “O Roubo das Calcinhas”.

        No mesmo ano trabalhou também no filme “Eu Dou O Que Ela Gosta”.

        Em 1978 trabalhou no filme “As Desgraças De Uma Criança”, obra baseada no romance de Martins Pena, que contou com a participação da atriz Marília Pera, do ator Ney Latorraca, entre outros nomes de relevo.

        Em 1980 trabalhou no filme “Perdoa-me Por Me Traíres”, obra que contou com um roteiro adaptado de um texto do ilustre escritor Nelson Rodrigues. O projeto contou com a parceria de Joffre Rodrigues e Nelson Rodrigues Filho.

        No ano de 1981 atuou profissionalmente no roteiro do filme “Álbum de Família – Uma História Devassa”, obra baseada na peça teatral “Álbum de família”, de Nelson Rodrigues.

        Ainda em 1981 trabalhou no roteiro do filme “Bonitinha, Mas Ordinária”, obra baseada na peça homônima de Nelson Rodrigues. Esse projeto foi a segunda adaptação para o cinema da respectiva obra do escritor.

        Como Autor Teatral escreveu, em parceria com Nelson Rodrigues Filho as peças “O Beijo” e “Futebol, Paixão”, adaptadas da obra de Nelson Rodrigues e apresentadas em diversos estados brasileiros.

        Além dos trabalhos anteriormente citados, vale destacar o fato de que Braz Chediak também atuou em diversas obras como diretor cinematográfico, em filmes como “Os Viciados”(1968), “A Navalha na Carne”(1969), “Dois Perdidos Numa Noite Suja”(1970), “As Confissões do Frei Abóbora”(1971), “Banana Mecânica”(1974), “O Roubo das Calcinhas”(1975), “Eu Dou O Que Ela Gosta”(1975), “As Desgraças De Uma Criança”(1978), “Perdoa-me Por Me Traíres”(1980), “Bonitinha, Mas Ordinária ou Otto Lara Resende”(1981) e “Álbum de Família – Uma História Devassa”, de 1981.

       Como diretor teatral trabalhou nos Projetos “Pluft, O Fantasminha”, de Maria Clara Machado, “O Rapto Das Cebolinhas”, também de Maria Clara Machado, “As Desgraças De Uma Criança”, de Martins Pena e “Os Saltimbancos”, obra de Chico Buarque de Hollanda.

        Soma-se a toda essa brilhante biografia os resultados provenientes de sua genial e talentosa carreira. Como consequência do seu trabalho, sempre desempenhado com maestria e perfeição, foi homenageado com o Troféu Nelson Rodrigues (TV Globo) pelo conjunto da obra.

        Sua biografia posteriormente também foi publicada no Rio de Janeiro.

        O filme intitulado “Navalha na Carne” recebeu crítica favorável em diversos Jornais Brasileiros e estrangeiros, com destaque para o New York Times.

        A Obra anteriormente mencionada também foi prestigiada e homenageada com o lançamento do livro “Navalha na Tela”, de Rafael de Luna Freire, pela Associação Cultural Tela Brasilis, com apoio da Caixa Econômica Federal.

        Foi também homenageado pela Ong. Contato, ocasião em que o filme “Navalha na Carne” foi exibido e uma palestra foi lecionada por Braz Chediak, no Palácio da Artes -BH”.

        Em Recife, foi homenageado pela FLIPORTO, e na ocasião também foi palestrante.

        Em nossa querida Três Corações, criou o Projeto “Pedalarte” e a “Banda Tricordiana”, onde ensinou Teatro e Música para crianças carentes de Três Corações, desde 1997.

      Os Projetos foram mantidos por parcerias com a Prefeitura Municipal e a empresa Total Alimentos.

       Diante da biografia acima descrita, faz-se explicita a razão pela qual vimos por meio desta solicitar apoio dos nobres Edis ao Presente Projeto de Decreto Legislativo, para que possamos condecorar este ilustre cidadão tricordiano com a honraria já mencionada.

       A imprescindibilidade da Educação e da Cultura para a geração do progresso social em uma civilização é incontestável, e Braz Chediak com toda certeza contribuiu e ainda contribui tanto para a Cultura Brasileira quanto para a disseminação da Cultura no município de Três Corações.

        Por esta razão vimos por meio deste condecorá-lo, e certos da dedicada análise e posterior aprovação da presente proposição, antecipamos solenes e respeitosos votos de agradecimento.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.

Política de privacidade