Câmara Municipal de Três Corações - MG

Requerimento nº 483/2021
de 20/08/2021
Reunião
20/08/2021
Deliberação
30/08/2021
Situação
Proposição Aprovada
Assunto
Estudos e ações para prevenção à Leishmaniose
Autor
Vereador
MAURÍCIO MIGUEL GADBEM.
Documento Oficial
Texto

O Vereador que abaixo assina, fundamentado no art. 170 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Três Corações, vem solicitar o envio do presente requerimento ao Chefe do Poder Executivo, no qual requer ao setor competente da Prefeitura Municipal que implemente estudos e ações com o fim de constituir uma política municipal de prevenção à Leishmaniose, doença parasitária transmitida pela picada do mosquito infectado, conhecido como mosquito-palha, birigui,  asa branca, e outros.

Trata-se de uma doença que afeta principalmente cães, mas também animais silvestres e outros animais urbanos como gatos e ratos, além de também acometer seres humanos. Aliás, estima-se que, para cada caso em humanos, há uma média de 200 cães infectados.

Há dois tipos de leishmaniose: leishmaniose tegumentar ou cutânea e leishmaniose visceral ou calazar. A primeira caracteriza-se por feridas na pele que se localizam principalmente nas áreas expostas do corpo. A leishmaniose visceral, por seu turno, é uma doença sistêmica, pois ataca vários órgãos internos.

A leishmaniose é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma das seis maiores epidemias de origem parasitária do mundo. Entretanto, focos de leishmaniose visceral canina seguem expandindo-se. Na América Latina, por exemplo, a zoonose existe em 12 países, sendo que 90% dos casos acontecem no Brasil.

Importante salientar que a leishmaniose visceral canina é considerada mais importante que a doença humana, vez que, além de ser mais prevalente, há um enorme contingente de cães infectados com o parasita cutâneo, servindo como fonte de contaminação para os mosquitos vetores. Por isso o cão doméstico é o principal reservatório do parasita.

Por se tratar de uma doença com alto potencial de letalidade, sua prevenção é o que se pede nesse requerimento. Medidas que poderiam ser adotadas na comunidade, se possível com o amparo do Poder Público, seriam a distribuição de coleiras impregnadas de Deltametrina a 4%; a vacinação dos cães; a instalação de telas de proteção nas residências; a limpeza dos ambientes, evitando o acúmulo de matéria orgânica; o uso de produtos tópicos com ação repelente a insetos, principalmente em crianças e idosos a partir do entardecer; e outras.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.

Política de privacidade