Câmara Municipal de Três Corações - MG

Moção nº 287/2022
de 27/09/2022
Reunião
27/09/2022
Deliberação
10/10/2022
Situação
Proposição Aprovada
Assunto
Moção de Aplauso
Autor
Vereador
CARLOS EDUARDO SILVA DE OLIVEIRA, JULIANA PRUDÊNCIO, WESLEY MICHEL REZENDE DARDAQUE, FABIANO JERÔNIMO.
Documento Oficial
Texto

Os Vereadores que abaixo assinam, fundamentados no art. 172 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Três Corações, vêm apresentar a presente Moção de Aplausos a Luciana Souza Chavasco Vargas, pela belíssima ação social sobre o SETEMBRO AMARELO - PREVENÇÃO CONTRA O SUICÍDIO,  no nosso município.

Complemento

Luciana Chavasco, idealizadora da ação intitulada “A ridícula ideia de nunca mais te ver” é Farmacêutica-Bioquímica, especialista em Citologia Oncótica pelo Instituto Adolfo Lutz, especialista em Hematologia Clínica pela Academia Brasileira de Ciência e Tecnologia, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Alfenas, proprietária e responsável técnica dos Laboratórios CHAVASCO de Três Corações – MG, que presta serviços de saúde à população tricordiana, há 47 anos.

Sobre a ação:

Os Laboratórios CHAVASCO realizaram no último dia 24 Setembro, sábado, a instalação denominada: “A ridícula ideia de nunca mais te ver”, como parte da Campanha Internacional de Combate ao Suicídio. A campanha, também conhecida como Setembro Amarelo, traz à luz um tema bastante delicado e muitas vezes considerado tabu pela sociedade. E, pelo que se verificam nas estatísticas, 9 em cada 10 casos, poderiam ser evitados – o que nos faz indagar pela necessidade de tratar amplamente do assunto, uma vez que vidas poderiam ser salvas.

Trata-se de um assunto de saúde pública, pelo qual os Laboratórios CHAVASCO se voltam para alertar a comunidade tricordiana para que seja possível salvar as 9 vidas de 10 que tentam o suicídio. Em Três Corações, há algumas entidades que trabalham para este fim, a saber, o GAAS – Grupo de Acolhimento Anti Suicídio (@grupoantisuicidio), o qual tem como líderes as psicólogas Carla Andrade e Simone Marques, juntamente com outros voluntários, disponíveis para acolher pessoas com intenção suicida. Há outras instituições em nível local, como o CAPS, localizado na Casa de Saúde Santa Fé que oferecem apoio, também. Além destes, o Corpo de Bombeiros de Três Corações se coloca na vanguarda para assumir uma postura diferenciada ao se deparar com chamados correlatos, buscando uma abordagem mais humanizada: ao invés de ir de encontro com a pessoa, retirando-a bruscamente de uma situação de perigo de vida, procura conversar, entender a situação e tenta motivar a própria pessoa a sair desta situação. Segundo o Sgt Sebastião, do Corpo de Bombeiros de Três Corações, são ofertados cursos para que seja possível compreender a realidade destas pessoas e realizar o atendimento de forma mais preparada, de menor impacto e que leve a uma condição de retirar a pessoa do estado suicida.

O evento aconteceu na Praça Pelé de Três Corações/MG, com a presença das líderes do GAAS e do Sgt Sebastião, do Corpo de Bombeiros da cidade. “Pelo que pudemos observar, em contato com estas pessoas que estão à frente desta jornada pela vida, há muito a ser feito para que as estatísticas se revertam e possamos salvar mais pessoas, mas começa por uma atitude simples: acolher, ouvir, dar atenção”, afirma a Dra Luciana CHAVASCO, Bioquímica responsável pelos Laboratórios CHAVASCO. Em casa, no trabalho, no círculo de amizade fique atento para pessoas que estão deprimidas, fora de sua normalidade, muito falantes ou muito caladas… podem ser sinais de que precisam ser ouvidas.

É uma luta pela vida, 9 em cada 10 podem ser salvas!!

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.

Política de privacidade