Câmara Municipal Modelo

Projeto de Lei Ordinária (L) 24/2016
de 03/06/2016
Situação
Sancionado / Promulgado (Lei nº 2536/2016)
Trâmite
03/06/2016
Regime
Ordinário
Assunto
Diversos
Autor
Vereador
Elcio José Melhem - PP.
Documento Oficial Capa do Projeto Trâmite
Ementa

Denomina a Rua projetada “B”, código 15881, no Distrito Industrial Atalaia, para Rua Fioravante Fabiane.                                                                                           

Texto

Art. 1°- Fica denominada a Rua projetada “B”, código 15881, no Distrito Industrial Atalaia, para Rua Fioravante Fabiane.

            Art. 2°- Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Complemento

BIOGRAFIA

Fioravante Fabiane nasceu em Severiano de Almeida, Rio Grande do Sul, no dia 16 de outubro de 1929. Filho de Alfredo Fabiane e Graciema Zorzim Fabiane, seguiu a ofício dos pais como agricultor, tendo como principal fonte de receita produtos de origem agrícola e animal, especialmente para a sua subsistência e de seus familiares, coisa comum para a época.

Ainda muito jovem, dedicou-se ao estudo da música. Sendo autodidata, aprendeu a executar com maestria o instrumento bandoneon, como forma de participar de uma orquestra e ali auferir seus primeiros proventos.

Casou-se com a senhorita Olga Filippi, no dia 03 de setembro de 1949, em Severiano de Almeida, Munícipio de Erechim, Rio Grande do Sul. Em 1952, o casal, contando já com o seu primeiro filho nos braços, parte rumo à cidade de Guarapuava, Paraná, atendendo a um convite do executivo municipal, que objetivava desenvolver mais rapidamente o município, implantando aqui novas atividades agro-pastoris.

Fioravante Fabiane concluiu a instalação de um moinho colonial, na colônia agrícola Jordão, para a moagem de milho e produção de fubá e quirera. Mais tarde instalou equipamento para moagem de trigo, atendendo toda a região pela demanda de trigo. Passado mais algum tempo, instala uma máquina de descascar arroz, iniciando assim um processo mais moderno, com beneficiamento e embalagem dos diferentes produtos, objetivando chegar à mesa de todos os cidadãos.

Indústria pequena, porém de importância vital para aqueles que imigraram mais recentemente para Guarapuava, oriundos da Alemanha, estabelecendo-se na colônia de Entre Rios, contribuindo, assim, com a transformação de sua matéria-prima em produtos prontos para a sua alimentação.

Com o passar do tempo, a família de Fioravante tornou-se numerosa, levando-o à necessidade de alçar outros voos, desfazendo assim a sociedade que havia com seu pai e cunhado, para instalar uma indústria de beneficiamento e empacotamento de arroz no Bairro Primavera, mais próximo do centro da cidade e com fácil acesso às rodovias para favorecer a distribuição de seus produtos.

Com pleno sucesso em suas novas atividades, Fioravante decide diversificar, partindo novamente para o setor agrícola, adquirindo uma propriedade rural próximo à cidade, e implantando ali 20 ha de maçãs. A nova atividade demandou a instalação de câmaras a frio para armazenamento da produção e a construção de armazéns com capacidade de 250 toneladas. Adquiriu também uma máquina de lavar, pesar, selecionar e embalar as frutas produzidas, com capacidade de beneficiamento de 20 toneladas/dia.

Uma vida de muito esforço e com plena dedicação, de maneira muito especial à família, tendo gerado 12 filhos: homens e mulheres honestos, com grande capacidade de trabalho, muito dedicados ao bem comum sem jamais terem se desviado do caminho do bem. Fioravante Fabiane faleceu no dia 12 de setembro de 2015.

Assim é que Fioravante Fabiane gerou uma história como tantas outras pelo Brasil, carregada de profundas emoções, sofrimentos e alegrias, ajudando a compor assim uma sociedade mais justa, coerente e mais democrática. E desta maneira, contribuindo com a construção deste imenso Brasil, buscando sempre a melhoria das condições e da qualidade de vida de todos.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.

Política de privacidade