Câmara Municipal de Jaraguá do Sul

Projeto de Lei Ordinária 285/2021
de 24/09/2021
Ementa

Insere no calendário oficial do município a data alusiva ao Evento Cultural “Semana da Cristianfest” Festival Gospel de Jaraguá do Sul.                             

Texto

Art. 1º Fica instituída, no âmbito municipal, a Semana da Cristianfest - Festival Gospel de Jaraguá do Sul, Evento Cultural a ser comemorado anualmente na segunda semana do mês de setembro.

Art. 2º Para os efeitos desta lei, ficam reconhecidos como manifestação cultural a música gospel e os eventos a ela relacionados.

Art. 3º A data instituída por esta Lei passará a integrar o Calendário Oficial do município de Jaraguá do Sul.

Art. 4º O evento cultural a Semana da Cristianfest - Festival Gospel de Jaraguá do Sul poderá ser promovido por organizações sem fins lucrativos e de caráter interdenominacional.

Art. 5º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Complemento

JUSTIFICATIVA: Este projeto de lei tem por finalidade promover o encontro de pessoas de diversas comunidades que professam a fé em Cristo e ainda aqueles que simpatizam com a fé cristã.

Vale destacar que, embora o estado seja laico, o Brasil é composto em sua maioria por pessoas que se intitulam Cristãos. Segundo dados do IBGE de 2010 sobre a religião no país, os que se declaram Cristãos somam 86,8% no Brasil, sendo católicos 64,6% e evangélicos no percentual de 22,2% de fiéis, ou seja, um país praticamente cristão.

A Semana do Cristianfest - Festival Gospel de Jaraguá do Sul, trata-se de um Evento Cultural e de inclusão para todas as classes sociais da nossa cidade.  Festivais como esse trazem inúmeros benefícios para a localidade e região onde são desenvolvidos. Eles podem favorecer o desenvolvimento econômico, atraindo participantes e turistas, o que movimenta a rede hoteleira e o setor de serviços e vendas. Podem, ainda, servir para o entretenimento familiar e promoção cultural. Diversos estudos têm demonstrado os valores positivos da cultura Cristã no Brasil e em outras partes do mundo como ferramenta educacional e de desenvolvimento social.

Importante mencionar que a Semana da Cristianfest reunirá em um evento cívico, abrangente e interdenominacional, pessoas de diversas raças, credos e cores, sem qualquer distinção.

Uma festividade anual, com intuito de confraternizar pessoas de diversas culturas, onde os frequentadores poderão participar de seminários, palestras, atividades culturais e shows de música gospel.

Esta proposta objetiva especificamente mostrar a cultura cristã nos seus mais variados aspectos: arte, lazer, movimento social, educação e adoração, além de apresentar a diversidade cultural de nosso município e região através de palestras e eventos musicais, tornando nossa cidade mais conhecida estadual e nacionalmente.

Além do mais, o evento ajuda a promover o intercâmbio entre artistas do mundo gospel e suas bandas, valoriza o trabalho cultural, agrega benefícios junto à comunidade em que estão inseridos, empregando e proporcionando à região uma nova geração de renda durante a Semana da Cristianfest - Festival Gospel de Jaraguá do Sul, aumentando o faturamento de lojas, restaurantes, hotéis, lanchonetes etc.

De igual sorte, objetiva também difundir valores éticos e morais relacionados à arte cristã, incentivando a capacidade de autoexpressão dos jovens, reforçando a autoestima e promovendo o exercício da cidadania através do respeito ao patrimônio cultural de nosso município e região.

Proporcionar à nossa comunidade uma festa cristã é revitalizar a convivência familiar, principalmente dos jovens, com o desenvolvimento espiritual de pais, filhos, crianças, adolescentes e idosos. Ou seja, tornar tradicional a comemoração da Semana do Cristianfest - Festival Gospel de Jaraguá do Sul no calendário de eventos da cidade é algo que se faz muito necessário em nosso município e região.

Destaca-se que a proposta em comento espelha-se em inúmeros trabalhos realizados por instituições públicas e privadas e por Organizações Não Governamentais (ONG) em nosso estado e em todo país.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.

Política de privacidade