Denomina Servidão
Art. 1º A Servidão n. 9, localizada na Planta do Quadro do Perímetro Urbano, no bairro Estrada Nova, passa a se denominar JOAQUINA THEREZA DE CARVALHO.
Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Justificativa:
Joaquina Thereza de Carvalho nasceu em 13 de junho de 1919, na tranquila cidade de Imbituba, em Santa Catarina. Filha de Manoel José Martins e Thereza Florisbella, Joaquina cresceu em um ambiente familiar, aprendendo desde cedo o valor do trabalho e da dedicação à família.
Em 1940, uniu-se em matrimônio a Antonio Teixeira de Carvalho, formando uma família que se tornaria numerosa e reconhecida pela união e força.
Em 1988, Joaquina e Antonio, já aposentados como agricultores, diante do esvaziamento do ninho e sem condições de manterem-se na vida rural, venderam suas terras em Imbituba e mudaram-se para Jaraguá do Sul, estabelecendo residência no bairro Estrada Nova, junto com quatro filhos.
Joaquina foi mãe de 14 filhos, avó de 40 netos e bisavó de 31 bisnetos, dos quais quatro filhos e sete netos residem em Jaraguá do Sul.
A matriarca cuidou de sua numerosa prole com carinho e atenção. Além disso, cultivava roseiras que encantavam os vizinhos e familiares, mimava os netos com roscas de polvilho que somente ela sabia fazer e nutria boas recordações com os irmãos e irmãs da Igreja Assembleia de Deus do bairro Rau.
Joaquina faleceu no dia 14 de agosto de 2013.
Hoje, Maria de Carvalho Ribeiro, uma das filhas de Joaquina, ainda reside na servidão, mantendo viva sua memória e seu legado. Essa homenagem é um reconhecimento justo à vida de Joaquina, que transformou o bairro em um lugar mais acolhedor e inspirador para todos os que tiveram o privilégio de conhecê-la.