Câmara Municipal de Gaspar

Moção nº 17/2021
de 28/09/2021
Reunião
28/09/2021
Deliberação
28/09/2021
Situação
Proposição Aprovada
Assunto
Cumprimentos/Pesar
Autor
Vereador
Alexsandro Burnier, Amauri Bornhausen, Cesário Moretto, Ciro André Quintino, Cleverson Ferreira dos Santos, Dionísio Luis Bertoldi, Franciele Daiane Back, Francisco Hostins Junior, Francisco Solano Anhaia, Giovano Borges, José Carlos de Carvalho Junior, Mara Lúcia Xavier da Costa dos Santos, Zilma Mônica Sansão Benevenutti.
Documento Oficial
Texto

MOÇÃO DE APLAUSOS E RECONHECIMENTO à Diretoria, Servidores e Colaboradores da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) pelos 30 (trinta) anos de importantes serviços prestados à agricultura familiar catarinense, inclusive aos produtores de Gaspar.

Complemento

JUSTIFICATIVA

Em 20 de novembro de 1991, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) completará 30 anos de importantes serviços prestados à agricultura familiar catarinense, estando, atualmente, presente em todos os municípios do Estado. Além dos escritórios municipais, a EPAGRI possui 13 unidades de pesquisa, distribuídas estrategicamente por Santa Catarina, a fim de desenvolver tecnologias aplicadas às necessidades dos agricultores de cada região. A estrutura da empresa conta ainda com 13 Centros de Treinamento, também distribuídos pelo território catarinense com o objetivo de capacitar agricultores, técnicos e outros profissionais.

Para manter a estrutura em funcionamento, a EPAGRI conta com mais de 1.600 colaboradores, sendo que 40% deles atuam na extensão e 24,4% em pesquisas, sendo ainda 26,6% dos colaboradores dedicados ao apoio destas duas áreas e 7,6% deles desempenham funções de gestão. Os trabalhos de assistência técnica e extensão rural desenvolvidos por estas equipes são definidos por meio de um planejamento feito anualmente, levando em consideração as necessidades e características de cada município.

Todo este trabalho desenvolvido pela EPAGRI há 30 anos em Santa Catarina reflete diretamente no sucesso do agronegócio catarinense. Para se ter uma ideia, em 2020, em plena crise sanitária e econômica, o Estado catarinense alcançou o maior Valor de Produção Agropecuária (VPA) da história: R$40,9 bilhões. No ano passado, a agropecuária catarinense também bateu recorde de participação no valor de exportações do Estado: 70,2%. Hoje, Santa Catarina é ainda o maior exportador de suínos e o segundo maior exportador de frangos do país. O Estado é também o maior produtor de cebola, ostra, maça e carne suína do Brasil e o segundo maior produtor de arroz, carne de frango, palmito, pitaia e pêra.

Em Gaspar, além de atender à demanda da comunidade em geral, a EPAGRI atende anualmente, em média, 350 famílias dedicadas à agricultura, nas mais diversas atividades como Agroindústria Artesanal, Gênero e Geração, Autoabastecimento, Crédito Agrícola, Políticas Públicas Estaduais e Sistemas Tradicionais de Cultivo (arroz, milho, palmeira real, olerícolas, piscicultura etc.). O escritório da empresa está localizado junto à Secretaria Municipal de Agricultura e Aquicultura, sendo que desde 1997 os trabalhos são desenvolvidos pela extensionista rural Sônia Maria de Medeiros e pelo engenheiro agrônomo Josi Rodrigues Prestes.

Cabe ressaltar que o trabalho de apoio à agricultura familiar catarinense iniciou no Estado ainda em 1956, com a criação da Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Santa Catarina (ACARESC), tendo como meta principal a promoção do Desenvolvimento Rural. A associação começou a atuar em Gaspar em 1966, com a instalação do escritório municipal durante o governo do prefeito Evaristo Spengler (in memorian). Durante 35 anos, a ACARESC foi o órgão oficial de extensão rural no Estado, sendo posteriormente extinta e sucedida pela EPAGRI.  

A história da EPAGRI e os números citados acima comprovam que a empresa é uma das grandes responsáveis por levar alimento de qualidade à mesa dos brasileiros, cumprindo plenamente sua missão de produzir conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural em benefício da sociedade.

           Sendo assim, diante do exposto, é justa e imprescindível esta homenagem. Cabe ressaltar que a moção será entregue a representantes da EPAGRI em Gaspar durante a sessão do dia 30 de novembro de 2021.

           Eis a Moção, a qual se pede seja apreciada e aprovada.

             Origem: GV Zilma Mônica Sansão Benevenutti

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.

Política de privacidade