VoltarImprimir
Lei Complementar nº  3907/2017 de 15/03/2017
Ementa
Institui o Programa de Recuperação Fiscal de Xanxerê - PREFIX V, e dá outras providências.
 
Texto
Art. 1º Fica instituído o Programa de Recuperação Fiscal de Xanxerê – PREFIX V, destinado a promover a regularização de créditos tributários do Município de Xanxerê, cujo fato gerador tenha ocorrido até 31 de dezembro de 2016.

Art. 2º A anistia e/ou remissão abrange exclusivamente as infrações cometidas anteriormente à vigência da lei que a concede, não se aplicando:

I – aos atos qualificados em lei como crimes ou contravenções e aos que, mesmo sem essa qualificação, sejam praticados com dolo, fraude ou simulação pelo sujeito passivo ou por terceiro em beneficio daquele;

II – salvo disposição em contrário, às infrações resultantes de conluio entre duas ou mais pessoas naturais ou jurídicas.

Art. 3º O ingresso no PREFIX V dar-se á por opção do sujeito passivo, pessoa física ou jurídica, mediante requerimento ao Departamento de Tributação e Fiscalização da Prefeitura, até a data improrrogável de 29 de setembro de 2017.

§ 1º O Município promoverá ampla divulgação e publicidade desta Lei Complementar, podendo notificar os contribuintes em situação de débito.

§ 2º A opção estabelecida no caput deste artigo implica a inclusão da totalidade dos débitos do contribuinte, pessoa física ou jurídica, inclusive os não constituídos, que serão incluídos no Programa mediante confissão.

Art. 4º O PREFIX V abrangerá todos os débitos lançados ou denunciados espontaneamente pelo optante, inclusive os acréscimos legais relativos à multa e juros e demais encargos previstos na legislação vigente à época da ocorrência dos fatos geradores, os decorrentes de obrigações acessórias, os parcelamentos em curso relativos às parcelas vencidas e vincendas e os débitos inscritos em dívida ativa, mesmo que em protesto ou cobrança judicial.

§ 1º Fica autorizada a inclusão no PREFIX V, do contribuinte de parcelamentos efetuados até a data da publicação desta lei complementar, sendo restrita a aplicação do benefício às parcelas vincendas a contar da adesão.

§ 2º A pessoa jurídica que suceder a outra será responsável pelos tributos devidos pela sucedida nas hipóteses dos artigos 132 e 133 do Código Tributário Nacional e deverá solicitar convalidação da opção feita pela sucedida.

§ 3º Este programa não gera crédito para contribuintes que se mantiveram em dia com suas obrigações fiscais.

§ 4º Para os débitos que estejam em fase de protesto ou execução fiscal, o contribuinte deverá efetuar o pagamento das custas, honorários e despesas decorrentes.

Art. 5º Nos casos em que o contribuinte tenha débito de mais de um tributo, será emitido documento unificando as espécies de tributos e trazendo a discriminação de cada um deles.

Art. 6º Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a conceder a anistia e/ou remissão sobre os encargos previstos no artigo 4º desta Lei Complementar, observadas as seguintes condições:

a) anistia de 90% (noventa por cento) dos juros e multas para o contribuinte que requerer o PREFIX V para pagamento em parcela única no período de 24/04/2017 a 19/05/2017;

b) anistia de 85% (oitenta e cinco por cento) dos juros e multas para o contribuinte que requerer o PREFIX V para pagamento em parcela única no período de 22/05/2017 a 23/06/2017;

c) anistia de 80% (oitenta por cento) dos juros e multas para o contribuinte que requerer o PREFIX V para pagamento em parcela única no período de 26/06/2017 a 21/07/2017;

d) anistia de 75% (setenta e cinco por cento) dos juros e multas para o contribuinte que requerer o PREFIX V para pagamento em parcela única no período de 24/07/2017 a 25/08/2017;

e) anistia de 70% (setenta por cento) dos juros e multas para o contribuinte que requerer o PREFIX V para pagamento em parcela única no ato, do dia 28/08/2017 a 29/09/2017;

f) anistia de 60% (sessenta por cento) dos juros e multas, para o contribuinte que requerer o PREFIX V, em até 05 parcelas, mensais e sucessivas, cuja adesão deverá ser requerida até o dia 23/06/2017;

g) anistia de 50% (cinquenta por cento) dos juros e multas, para o contribuinte que requerer o PREFIX V, em até 05 parcelas, mensais e sucessivas, cuja adesão deverá ser requerida até o dia 29/09/2017.

§ 1° Formalizada a opção do contribuinte pelo PREFIX V, será emitida guia de recolhimento, a qual deverá ser recolhida até o primeiro dia útil subsequente à data da adesão, sob pena de indeferimento da opção pelo programa, e da manutenção do status quo ante da obrigação.

§ 2°Nos casos em que o contribuinte optar pelo parcelamento que tratam as alíneas “f” e “g” deste artigo, a adesão ao PREFIX V será formalizada com o pagamento da primeira parcela.  Implica em renúncia aos benefícios do Programa o contribuinte que deixar de pagar as parcelas em seus respectivos vencimentos, restituindo-se ao status quo ante da adesão ao PREFIX V,com a dedução dos valores pagos.

Art. 7° Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a conceder anistia de 70% (setenta por cento) do crédito tributário constituído em decorrência do descumprimento de obrigação acessória (multa), exigido por notificação fiscal, até a data da entrada em vigor da presente Lei Complementar, com pagamento em parcela única.

Art. 8° A opção pelo PREFIX V sujeita o contribuinte a:

I – confissão irrevogável e irretratável dos débitos referidos no art. 1º desta Lei Complementar;

II – aceitação plena e irretratável de todas as condições estabelecidas nesta Lei Complementar.

Parágrafo único. A confissão estabelecida no inciso I implica na expressa renúncia a qualquer defesa ou recurso administrativo ou judicial, bem como a desistência dos já interpostos, relativamente aos débitos fiscais, ficando eventual execução fiscal suspensa até o cumprimento integral do programa, mantida eventual garantia do débito formalizada em Juízo.

Art. 9º Em razão da existência de convênio integral com a Receita Federal, formalizado nos termos do Art. 41, §3º da Lei Complementar nº 123/2006, que estabelece a cobrança administrativa e judicial dos débitos de ISSQN oriundos do Simples Nacional pelo Município de Xanxerê, poderão participar do PREFIX V os optantes desse regime tributário que tenham débitos de ISSQN com o Município de Xanxerê apurados no Simples Nacional e que se enquadrem nas demais condições desta Lei.

§1º Poderão ser parcelados no PREFIX V os débitos referentes ao ISSQN devidos na sistemática do Simples Nacional, observados os prazos do artigo 263 do Código Tributário Municipal [LC 2880/2005] e os percentuais estabelecidos na alínea “g” do artigo 6º.

§ 2º Os tributos de competência estadual ou federal do optante do Simples Nacional seguirão as regras de cobrança e parcelamento definidas pelo respectivo ente competente.

§3º Aplicam-se as regras do PREFIX V para o cálculo de juros, multas e correção monetária dos débitos de ISSQN devidos ao Município de Xanxerê apurados pelo Simples Nacional, por serem mais benéficas ao contribuinte, quando comparadas aos parcelamentos vigentes no âmbito federal, conforme determina o Art. 106, II, c e Art. 112 do Código Tributário Nacional.

§4º Aplicam-se as regras do Código Tributário Municipal [Lei Complementar 2880/2005] e do PREFIX V para o cálculo de débitos e de parcelamento quando o sujeito passivo for pessoa jurídica.

Art. 10 Em razão da desproporção entre a despesa pública realizada para a propositura e tramitação, as execuções fiscais não serão ajuizadas enquanto os débitos do contribuinte não atingirem 350 Unidades Fiscais de Referência do Município (UFRM’s), sem prejuízo do protesto extrajudicial da certidão de dívida ativa.  

Art. 11 O Poder Executivo Municipal regulamentará por Decreto no que for pertinente, esta Lei Complementar.

Art. 12 As despesas decorrentes da aplicação desta Lei Complementar serão consignadas no orçamento em vigor.

Art. 13 Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.


Aviso
Direitos Autorais © 2001 Lancer Soluções em Informática Ltda.
Legislador® WEB - Desenvolvido por Lancer Soluções em Informática Ltda.
versão do sistema
31/03/2017 - 1.18.4-41

Quando desejar a pesquisa com mais de uma frase ou palavra, separar as frases (palavras) com ” ; ” e selecionar a opção ” e ” ou ” ou ”.

EX: Verbete: E   OU
       Este exemplo irá selecionar a palavra " hospital " E a frase " orçamento anual ".