Câmara Municipal de Vereadores de São Lourenço do Oeste

Abertura da Sessão

Leitura da Ata

Expediente

Palavra Livre - Vereadora Marlice Perazoli (PMDB)

a vereadora Marlice Perazoli parabenizou a Unopar pela realização da formatura de sete turmas no último sábado, dizendo que fez parte dessa celebração como paraninfa das turmas, agradecendo o honroso convite. Falou que na ocasião se formaram 51 acadêmicos, frisando que era apenas a metade dos alunos concluintes dos cursos, pois o alto valor do aluguel do Centro de Eventos fez com que muitos não pudessem arcar com as despesas da formatura. Comentou que o Executivo Municipal também estava presente na formatura e espera que o mesmo em breve provoque uma nova discussão sobre o valor do aluguel do Centro de Eventos. Disse que no dia de ontem esteve andando pelas ruas de nossa cidade e uma situação lhe chamou a atenção, que foi a quadra em frente à Visoli Materiais de Construção que estava às escuras. Salientou não saber o que aconteceu, mas que uma rua no centro da cidade não pode ficar nessa situação e que essa noite estaria passando por lá novamente para ver se as luzes dos postes voltaram a funcionar. Por fim falou que ainda continua sendo muito cobrada referente à situação das estradas do interior do município e que com o tempo seco dos últimos dias acabou piorando essa situação, acumulando muitas pedras soltas.

Palavra Livre - Vereador, Dasio Miguel Franz, (PSDB)

O vereador Dasio Franz comentou sobre a histórica votação que aconteceu no ultimo domingo no Congresso Nacional, onde o mundo pode acompanhar o que estava acontecendo em Brasília, salientando que ficou triste em ver tantas barbaridades que aconteceram e pelo momento delicado que o nosso país está passando. Disse que muito foi citada a questão do golpe, mas que se for levar em conta o parlamentar que conduziu a sessão nem deveria está lá, pois é acusado em vários processos de corrupção. Falou que o ex-presidente Fernando Collor de Mello foi cassado por motivos muito menores e que golpe é o que o PT está fazendo com o Brasil, pois estão destruindo o país. Salientou que a atual Presidente do Brasil faliu a Petrobras, quebrou a educação, deixou vários segmentos da saúde com muitos problemas, faliu o Sistema Único de Saúde – SUS e que isso sim é um golpe. Comentou que está bastante preocupado com quem irá assumir o país a partir de agora, mas que pelo menos o primeiro passo foi dado e com certeza a população fica mais esperançosa. Falou sobre um cidadão proprietário de terras na saída do município de Campo Erê e que nos últimos dias houve uma invasão do MST, frisando que os mesmos demarcaram seus lotes e agora dizem que é deles. Disse que essa situação é vergonhosa para o Brasil e que alguma coisa precisa ser feita pelo nosso país.

Palavra Livre, Vereadora, Vania Garbin Baldissera, (PMDB)

A vereadora Vania Baldissera falou sobre o Dia da Família na Escola e que sábado dia 16 de abril a Rede Estadual de Educação promoveu o Dia da Família na Escola, dizendo que além dos alunos e dos professores, participaram também as famílias dos estudantes. Disse que essa iniciativa faz parte do Movimento Santa Catarina pela Educação que envolve diversas entidades. Comentou que o tema central foi educação e saúde e que as unidades escolares desenvolveram atividades para trabalhar assuntos como alimentação adequada, exercícios físicos, cuidados com a visão, audição, fala, saúde bucal, higiene pessoal e bullying. Informou que a data oficial do evento será sempre em abril, no terceiro sábado do mês. Salientou que pode parecer pouco, mas a presença dos pais na escola, mesmo que apenas por um final de semana pode fazer muita diferença e que mostrará aos estudantes a importância do envolvimento com a educação, destacando o presidente do FIESC. Falou que participou do 1º integra promovido pela Unopar, Ceja e Escola de Educação Básica Rui Barbosa no último domingo na Praça da Bandeira, onde as famílias também puderam participar. Disse que esse é um bom exemplo, pois a família é o alicerce da sociedade e que se as famílias formarem seus filhos com valores morais e éticos, eles podem viver com mais segurança e dignidade. Comentou que tudo que está acontecendo no país são um pouco de falta de valor, honestidade, ética e comprometimento dos políticos com os cidadãos brasileiros. Falou que esse é um momento que lhe preocupa muito, pois se tirar a presidente quem irá assumir? Comparou a atual situação com uma parábola bíblica, “quem não tiver pecado que atire a primeira pedra”. Comentou que assistiu todos os pronunciamentos dos deputados, ficando indignada, pois tem muitos políticos que não merecem a confiança do povo e que se lá dissessem para retirar os corruptos da sala, não sobrariam muitos. Salientou que independente de partido nesse momento o interesse maior precisa ser o nosso país e espera que realmente tenha uma pessoa com capacidade, honestidade, ética e comprometimento com os brasileiros. Frisou que em Brasília tem muito dinheiro e se esse dinheiro fosse aplicado em saúde, educação, segurança, infraestrutura, que se fosse feita uma aplicação correta à situação seria bem diferente. Por fim leu uma matéria de um jornal onde foi entrevistado o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina.

Palavra Livre - Vereador, Edilso Paulo Ranzan, (PSDB)

O vereador Edilso Ranzan iniciou sua fala pedindo desculpas aos presentes pelas palavras que iria usar na tribuna nessa sessão. Falou ao Presidente da Casa que sempre teve respeito e admiração por sua pessoa, mas que hoje está se deparando com um trabalho feito pelas suas costas de um colega vereador para que barrassem um projeto apresentado nessa casa de sua autoria. Frisou que sua maior decepção é saber que por trás disso tudo tem o apoio do presidente dessa casa e não consegue entender o porquê de tanta raiva e magoa das pessoas, dizendo que jamais aconteceu em nossa cidade esse tipo de coisa. Comentou que um vereador do partido do presidente inicia mais uma vez uma briga entre famílias, mais uma vez vai manchar a politica de nosso município. Falou ao vereador Valmir Luiz Maboni que se o mesmo tivesse herdado um pouco dos valores dos seus falecidos pais teria um pouco mais de respeito com as famílias, salientando que o vereador está atacando o que se tem de mais sagrado, a família. Informou que o projeto que encaminhou a essa casa se trata da denominação do Ginásio do bairro São Francisco e não entende o porque de só esse Ginásio não poder ter um nome, citando exemplos dos nomes dos Ginásios do Centro, bairro Santa Catarina e de Presidente Juscelino, que possuem nomes de pessoas. Disse que o nome sugerido é do Sr. Danilo Ranzan, frisando que é o nome da família que o vereador nunca conseguiu dobrar para ser militante do PT e talvez por isso seja o motivo. Salientou que o vereador não está tendo respeito pela família Ranzan e que a partir do dia de hoje sua amizade com o vereador Valmir amizade acabou pedindo que o mesmo não lhe dirija mais a mão ou a palavra. Falou que como autor do projeto deveria ter sido convidado para a reunião que aconteceu entre os vereadores e alguns moradores do bairro, dizendo ter certeza que na ocasião foram criadas várias mentiras. Comentou que o Sr. Danilo veio a São Lourenço do Oeste no ano de 1960 e descia a Santa Inês e a Campo Erê a cavalo para comprar madeira para poder sustentar sua família, o qual teve duas filhas com deficiência física. Disse que o mesmo sempre trabalhou e gerou empregos em nosso município, mas que isso não é lembrado e nem levado em consideração. Pediu ao presidente da casa que gostaria de ver esse projeto na pauta da sessão do dia 29 de abril, dizendo que já leu o Regimento Interno e sabe que essa decisão está nas mãos do presidente da casa. Disse que poderia ter feito um requerimento pedindo que esse projeto entra-se nessa sessão e ficaria a decisão para o plenário, mas que com todo respeito está fazendo esse pedido.

Palavra Livre - Vereador, Edu Borges, (PT)

O vereador Edu Antonio Borges na tribuna enalteceu as palavras da vereadora Marlice Villani Perazoli quando falou sobre a formatura realizada no último sábado pela Unopar, dizendo que a população cada vez mais está procurando conhecimentos para que a cada dia mais se possa melhor o setor produtivo. Parabenizou a toda direção, professores e alunos da Unopar pela organização da formatura de sete turmas. Falou que na tarde de hoje foi diplomado os novos vereadores mirins. Salientando que esse é um momento de muito debate da ética politica e na representação da sociedade pelo poder legislativo, executivo e judiciário, onde a credibilidade está abalada e que a Câmara de Vereadores trabalha com esses jovens para se tornarem no futuro lideranças conscientes e responsáveis. Parabenizou a todos os funcionários dessa casa pela organização de todo trabalho na eleição e na diplomação dos vereadores mirins, bem como direção, professores, alunos e pais pelo envolvimento nesse projeto. Comentou que no último sábado aconteceu a final do Campeonato de Futebol Suíço Força Livre, onde se sagrou campeão o Brasil de Frederico Wastner, em segundo lugar ficou o Clube Cruzeiro, em terceiro lugar a Associação Atlética Danadel e em quarto lugar o Brasil B de Frederico Wastner. Frisou que na categoria veterano ficou campeão o Santos Futebol Clube e vice também o Brasil de Frederico Wastner, parabenizando a todas as equipes, atletas, direção e também todas as empresas que patrocinaram o campeonato. Registrou o evento realizado no ultimo domingo, dizendo que a partir da eleição da presidente Dilma Rousseff com 54 milhões de votos, mas que o congresso tem hoje a grande maioria à oposição. Frisou que é preciso pensar e analisar os fatos no dia a dia a partir do primeiro dia da posse da presidente, aonde vem acontecendo uma batalha politica entre o governo federal e congresso nacional. Falou das pautas polemicas do congresso e a não aprovação da reforma politica, o orçamento da União e a grande corrida para captar a criminalização da presidente Dilma. Comentou que as chamadas pedaladas fiscais não são crime responsabilidade fiscal, mas sim financiamentos que foram feitos e que foram muito bem justificados no congresso pela defesa da presidente. Disse que foi visto na votação de domingo foi um debate contra a presidente Dilma e contra o PT, salientando que se olhar a melhoria de vida de milhões de brasileiros, todos iram perceber que as ações melhoraram e as pessoas melhoraram de vida, na educação, saúde, moradia, no poder de compra das pessoas que trabalham e produzem. Falou que essa votação foi um julgamento politico por mais de 300 deputados que de alguma forma estão envolvidos em algum crime politico. Comentou que pode ver que os deputados não estavam defendendo o Brasil e a população e sim as suas famílias em particular, frisando que não havia naquele local uma vontade coletiva de ajudar o país. Disse que a presidente Dilma, o ex-presidente Lula e o partido PT sempre defenderam e combateram a corrupção, mas sempre dando a oportunidade para as pessoas se defenderem.

Palavra Livre, Alex Tardetti, (PMDB)

O vereador Alex Cleidir Tardetti falou ao vereador Edilso Paulo Razan que entende a sua aflição quando os assuntos são tratados sem o conhecimento do responsável, salientando que na reunião que foi feita antes da sessão mencionou o porquê do autor do projeto não estar presente. Citou o cenário que aconteceu no ultimo domingo, dizendo que essa guerra é politica e partidária e que o momento pede um diálogo entre os congressistas para que essa crise política se encerre. Disse que o nosso país precisa dar novos passos e que isso não significa que é contra o  impeachment da Presidente Dilma, mas que também não justifica as pessoas atacarem umas as outras para defender seus próprios interesses. Salientou que em seu ultimo pronunciamento não atacou pessoas ou partidos, mas que aqui tem vereador que atacou o Presidente da Câmara de Deputados Eduardo Cunha. Falou que o Eduardo Cunha é do seu partido e não é “flor que se cheire” e que precisa ser caçado para pagar pelos seus crimes, mas que isso não significa que ele não possa denunciar outro crime. Disse que não vai defender hipótese nenhuma Dilma ou Cunha, mas que a ação do Congresso Nacional foi legítima, pois senão o STF teria impedido o ato. Frisou que não acredita nessa história de golpe e que isso surgiu na Bolívia, onde os bolivianos falavam em “não vai ter golpe a Dilma” e depois isso veio para o Brasil. Falou que algo tem que ser mudado e que não confia muito no Michel Temer, mas que até agora nada contra ele foi denunciado. Comentou que em sua a opinião a presidente Dilma perdeu o diálogo com o congresso, não tem mais a confiança que tinha antes. Admitiu que o governo do Lula e o primeiro mandado da Dilma foram bons, mas que se ela não tivesse maquiado a economia brasileira e não tivesse dado essas pedaladas fiscais que são calotes aos bancos públicos tudo seria diferente. Disse ainda que a presidente ganhou a eleição falando que o Fies iria continuar, o Pronatec iria aumentar, mas que isso não aconteceu, pois ela mascarou as contas do Brasil. Por fim falou que chega ao fim um ciclo do PT que começou bem, com muitos créditos, mas ao mesmo tempo em que foi dado o crédito e estimulado o consumo, não foi estimulada a produção e que esse foi o grande erro do PT.

Palavra Livre - Vereador, Valmir Luiz Maboni (PT)

O vereador Valmir Luiz Maboni na tribuna se referiu ao vereador Edilso Paulo Ranzan, dizendo que escutou tudo a fala do mesmo, mas que não vai levar em consideração, mas que precisa esclarecer alguns fatos. Disse que mora no bairro São Francisco e que faz parte da associação de moradores, clube de idosos, tem como vizinha a presidente do clube de mães e as demais entidades conhece a maioria dos presidentes e membros. Falou que quando o pessoal ficou sabendo da entrada desse projeto na Câmara de Vereadores e que é logico que a primeira pessoa procurada foi sua pessoa. Comentou que informou os moradores que o projeto era de autoria do vereador Edilson, mas que jamais foi induzir a vontade de ninguém e sim foi fazer a sua parte, sua função como vereador. Salientou que o vereador Edilso não pode misturar a questão politica e os interesses da câmara com a sua amizade e que continuará o cumprimentando a onde o mesmo estiver. Informou que primeiramente foi chamado pelas lideranças do bairro e na ocasião sugeriu que chamassem o vereador autor do projeto,  onde isso os moradores podem confirmar e está em ata, mas que os mesmos não quiseram. Falou que outras entidades do bairro se reuniram e lhe chamaram para participar e que mais uma vez sugeriu a presença do vereador Edilson, mas também não quiseram. Comentou que a reunião que aconteceu aqui nessa casa hoje teve a presença de lideranças do bairro e que sua pessoa foi convidada, como foram convidados os vereadores do Pmdb. Disse que o vereador Alex sugeriu convidar o autor para a reunião, mas os moradores não quiseram. Entende que ficou uma situação constrangedora, mas que isso não é sua culpa e que o vereador Edilso também falhou em não consultar a comunidade antes de fazer esse projeto. Comentou que no ano de 2.000 foi dada entrada em outro projeto dando nome ao ginásio, mas que esse projeto não foi aprovado por essa casa, pois os moradores também não aceitaram. Falou que um dos grandes motivos de a comunidade estar se posicionando contra a esse projeto é porque o ginásio tem o nome do Santo do bairro, Santo São Francisco, frisando que todos sabem como é difícil mexer com questões religiosas em uma comunidade de famílias muito tradicionais. Disse que participou da diretoria da igreja do bairro São Francisco com o Sr. Danilo Razan e que nunca teve nada contra o mesmo, muito menos com a família Ranzan. Salientou que o vereador Edilso está muito equivocado e nervoso e está fazendo mal juízo de sua pessoa, mas que não vai levar em consideração e pediu para que o vereador não misture questões pessoais com política.

Palavra Livre - Vereador, Agustinho Assis Menegatti, (PSDB)

O vereador Agustinho Assis Menegatti comentou sobre a limpeza do terreno do município ao lado da Atlanticar, dizendo acreditar que seja resultado do projeto encaminhado pelo vereador sobre as limpezas de terrenos baldios. Salientou que perto das eleições o governo municipal criou coragem para começar a fazer as coisas, dizendo esperar que também façam a limpeza do terreno atrás do Ginásio São Francisco que até cobra já saiu de lá e entrou nas residências próximas. Comentou sobre o Gilberto Wolfart da Acilso, o qual lhe repassou que acesso Industrial Sul de nossa cidade está tudo apagado, sem nenhuma iluminação pública e também está sem limpeza das margens da rodovia. Falou que no mandato passado foi feito as muretas até o acesso Leste chegando até a Unochapecó com passeios e foi deixado pra esse governo apenas colocar as luminárias, mas que por birra politica não foi feito e o povo que está sendo prejudicado. Frisou que a administração precisa ter um pouco mais de sensibilidade e de humildade, relatando um vereador que usou a tribuna hoje e falou com humildade depois de ter levado um “laço”. Disse que foi uma falta de consideração o que fizeram com o vereador Edilso, falando que conheceu o Sr. Danilo Ranzan, onde praticamente foi um fundador do bairro São Francisco. Falou que tem duas duvidas de que é PT que está por trás dessa “maracutaia” e com o acobertamento do presidente dessa casa, pois isso é praxe do PT. Frisou que é pra homenagear um cidadão de bem e toda essa enrolação, mas quando é pra aprovar projetos em regime de urgência a conversa muda, pois até no sábado de manhã os vereadores já precisaram fazer sessão. Disse achar engraçado que certo vereador já não é mais cumprimentado por nenhum vereador do Psdb e questionou quem deve estar errado? Aparteando o vereador Edilso Paulo Ranzan comentou que são muito chatas essas situações, dizendo que o presidente é testemunha de que quando ficou sabendo que outro cidadão teria sido indicado para dar nome ao ginásio, na mesma hora disse que retirava o seu projeto e colocaria o nome desse cidadão. Falou que pessoas que estavam na reunião na noite de hoje passaram longe de sua pessoa, pois são conhecidas de muitos anos e devem ter vergonha. Salientou que essa situação está sendo encabeçada por alguém, pois não existe outra explicação e ter que chegar ao ponto de declarar o que declarou nessa noite, é vergonhoso para o município. Disse que ninguém que fez projeto de homenagem foi atrás de reunir todo mundo para buscar aprovação, pois essas são matérias notórias. Falou que o vereador que lhe sucedeu a tribuna é especialista em deturbar a verdade e omite descaradamente e que isso é sim um ataque pessoal. Continuando o vereador Agustinho disse que ficam colocando a culpa nos outros, na comunidade em vez de assumirem a responsabilidade, pois homem que é homem tem assumir a responsabilidade. Falou que a mesma coisa aconteceu no Congresso Nacional e que a maioria dos políticos do PT são corruptos e ladrões e que é a Policia Federal que está prendendo os corruptos e não a Dilma. Comentou que levantou no domingo de manhã e rezou junto com sua esposa, foi almoçar na casa de seu genro e antes da refeição todos deram as mãos e rezaram para que tirassem essas pessoas do governo e que graças a Deus está acontecendo

Intervalo

Ordem do Dia

Encerramento da Sessão

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.

Política de privacidade